Rio - Estudar para concursos não significa deixar de lado o lazer e as atividades físicas. Pelo contrário, os momentos de desconcentração são fundamentais para o bom rendimento do candidato. Por isso, é importante uma grade de horários que organize toda a rotina do estudante. O tempo diário de estudos deve levar em consideração a capacidade de concentração do candidato. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.
Pergunta e resposta
“Estou começando a estudar para concursos agora e gostaria de saber quanto tempo por dia devo dedicar aos estudos. Além disso, gostaria de saber como me organizar" Márcia, Realengo
Márcia, a programação de estudo deve ser personalizada de acordo com o tempo disponível de cada um. É importante que o período destinado ao estudo seja possível de ser cumprido. Por isso, o candidato deve ser honesto consigo mesmo e com sua capacidade de concentração. O fundamental é criar o hábito de estudar diariamente. No início, é doloroso e cansativo. De modo que não é aconselhável iniciar os estudos com muitas horas por dia, pois o candidato não cumprirá a programação.
O ideal é criar metas que sejam possíveis de ser cumpridas. Assim, o candidato terá revigorado a sua autoestima a cada objetivo alcançado. Quando o tempo de estudo programado ficar menos doloroso e mais fácil de ser cumprido, aí sim o estudante deve criar nova meta.
A administração do tempo de estudo é importante e individual. É fundamental trabalhar com uma quantidade de horas que seja agradável para cada candidato. Uma pessoa que, por exemplo, é oriunda um colégio militar está condicionada ara estudar dez horas por dia. Isso é diferente, por exemplo, de uma pessoa que é atualmente dona de casa e decidiu estudar depois de 20 anos sem frequentar aulas. Por fim, é preciso aprender a montar uma grade de horários para evitar que a pessoa deixe de fazer outras coisas, como exercícios físicos, apenas para estudar. É possível administrar a vida, os horários e conciliar trabalho e lazer, ao mesmo tempo, tendo um rendimento maior do que se estivesse focado só na preparação. Bons estudos!
Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos