Por bferreira

Rio - Algumas ofertas de empresas de viagens e aviações devem ser analisadas com cuidado. Em esquemas promocionais, como nas chamadas ‘promoções de operação’, existem regras estritas para a utilização do bilhete, e por isso,convém ter atenção aos detalhes. A aplicação de multas e tarifas para remarcação podem incidir dependendo do tipo da oferta. Por isso, lembre-se sempre de ler atentamente as letrinhas miúdas!

Por Marco Quintarelli?

PERGUNTA E RESPOSTA

“Comprei uma passagem aérea promocional, mas não vou mais poder viajar. Pelo regulamento, não posso transferir para outro dia. Como faço para não sair no prejuízo?”

Rogério, Campo Grande

É muito importante se ter o máximo de atenção ao adquirir uma passagem aérea. Com o crescente interesse pelo setor turístico, a cada dia vemos ofertas irrecusáveis com bilhetes mais baratos do que uma curta viagem de ônibus.

Mas atenção, cada operadora de viagem ou empresa de vendas de passagens determina regras específicas para cada promoção. E por isso, é muito importante que se leia atentamente estas regras antes de comprar, para não ter más surpresas.

As principais ofertas, geralmente, são as chamadas de ‘promoções de operação’ onde existem regras de utilização, com multa e tarifas de remarcação quando a pessoa por algum motivo não pode viajar na data e necessita re-agendar.

Outra opção é a promoção fixa,que só pode ser utilizada numa data e horário específicos e, se o cliente não puder utilizá-la, perderá o valor pago. Se este for o seu caso, você não terá o que fazer para minimizar o prejuízo. Agora, você deve focar nas futuras compras, e aí vão algumas dicas.

Quando pretender viajar de avião, planeje sua viagem com antecedência, o ideal são 3 meses antes (no máximo 21 dias antes do voo). Após este período, você irá pagar a tarifa que estiver disponível.

Se cadastre nos sites das companhias aéreas para receber informação das ofertas. As compras feitas nas lojas das companhias aéreas costumam ter preços diferentes das oferecidas pelos sites, por isso, pesquise sempre.

E, por fim, jamais compre uma passagem promocional se você não tiver certeza de que estará disponível para viajar.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos.

Você pode gostar