Rio - Abrir uma empresa em sociedade pode ser a solução quando os sócios, individualmente, não têm recursos para arcar sozinhos com o ônus do empreendimento. No entanto, alguns pontos devem ser observados para evitar que uma das partes envolvidas assuma funções além do previsto. A divisão das responsabilidades e das obrigações deve estar disposta com clareza nas cláusulas do contrato. Leia mais abaixo.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou formado em Cinema e tenho o sonho de abrir uma produtora de filmes comerciais mas só meu sócio tem o dinheiro. É arriscado entrar só com o trabalho?”
Felipe, por e-mail
Prezado, optar por um sócio pode ser uma boa alternativa se você não tiver os recursos suficientes para investir no negócio. No entanto, não apenas no seu caso, mas em qualquer sociedade, é preciso ter bastante com o contrato.
Para evitar riscos e problemas no futuro, é fundamental que esteja claro nas cláusulas as atividades e a participação de cada sócio no empreendimento. Bem como as obrigações e benefícios de cada um, e o capital social da empresa. Também deve ser definido antes qual é o procedimento adotado caso a sociedade se desfaça. Procure um advogado de sua confiança para orientar na elaboração do documento.
É decisivo, ainda, que o sócio seja alguém de confiança e compartilhe da sua visão e valores. O ideal é que tenha características complementares às suas, para que possa ajudar na tomada de decisões.
Não se esqueça de fazer um Plano de Negócios — um documento fundamental para o planejamento e desenvolvimento da empresa. Nele, estarão reunidas informações sobre processos produtivos, serviços oferecidos, custos, investimento, mercado, forças e fraquezas do negócio, despesas, legislações específicas, e etc.
O Sebrae/RJ pode ajudar na elaboração deste plano. Temos uma ferramenta gratuita de autoatendimento, Negócio Certo, que vai ser útil nesta etapa. Você pode acessá-la em http://www.negociocertosebrae.com.br/.
Caso tenha alguma dúvida, faça contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/RJ pelo 0800 -570 0800 (segunda a sexta, das 8h às 20h) ou acesse http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras