Por bferreira

Rio - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) leiloa hoje as concessões dos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, respectivamente o segundo e o quinto de maior tráfego no país. Juntos, movimentam 10% da carga e 14% dos passageiros que circulam pelos terminais aéreos brasileiros.

O consórcio que vencer a concessão para operar o aeroporto Galeão precisará pagar um mínimo de R$ 4,82 bilhões e se comprometer a se promover investimentos de R$3,5 bilhões. O montante será destinado, entre outros fins, à construção de 26 novos portões de embarque e à ampliação do pátio para as aeronaves e dos armazéns de carga e descarga.

Porém, hoje, os desafios são bem maiores. Afinal, são inúmeras as reclamações dos usuários do aeroporto carioca, entre elas falta de vagas no estacionamento e de sinalização nos corredores. Elevadores, escadas rolantes e a esteira que une os terminais 1 e 2 também vivem quebrados. A Anac calcula que a circulação do Galeão saltará dos atuais 17,5 milhões de passageiros/ano para cerca de 60 milhões em 2038, quando terminará o prazo da concessão.

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