Pedágio deve ficar em R$ 2,63 a cada 100 quilômetros, valor 52,03% abaixo do teto estabelecido pelo governo, de R$ 5,50
Por helio.almeida
Brasília - A Odebrecht venceu nesta quarta-feira a disputa pela concessão para operar e manter por 30 anos um trecho da estrada federal BR-163 que passa por Mato Grosso.
A construtora arrematou a concessão do trecho ao fixar a tarifa de pedágio em R$ 2,63 a cada 100 quilômetros rodados, um valor 52,03% abaixo do teto estabelecido pelo governo federal, que era de R$ 5,50.
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Segundo o ministério dos Transportes, a Odebrecht também terá que realizar investimentos de R$ 4,6 bilhões na recuperação, manutenção, duplicação e ampliação da capacidade da via, de 850,9 quilômetros, incluindo 822,8 quilômetros de extensão da BR e outros 28,1 quilômetros da MT-407.
O lance concedido começa na divisa entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e só termina no cruzamento com a estrada regional MT-220, situado na cidade de Sinop, após passar 19 municípios.
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A BR-163, a chamada "rodovia da soja", é uma das principais vias usadas para o transporte das colheitas agrícolas do estado, por onde passa 70% da produção regional de grãos.
O leilão realizado hoje na sede da BM&FBovespa contou com um total de sete grupos, entre consórcios e empresas individuais.
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O trecho de hoje é o segundo leiloado pelo governo dentro do Plano de Investimento Logística (PIL), após a licitação, realizada em meados de setembro, do trecho da BR-050 entre os estados de Goiás e Minas Gerais, adjudicado pelo consórcio Planalto.
O ministro dos Transportes, César Borges, confirmou hoje em São Paulo que o governo pretende realizar outros três leilões de concessão de estradas federais ainda neste ano.