Empresa precisa estar na Internet para aumentar ganhos, mostra Google
Feira do Empreendedor, que começou hoje no Rio, atrai público interessado em vendas pela web
Por nara.boechat
Rio - Quem pensa em abrir uma empresa ou já tem uma constituída precisa estar na Internet. É o que mostra a Feira do Empreendedor, que começou nesta quinta-feira e vai até domingo, na Cidade Nova, Centro do Rio. Mesmo com diversidade de temas, as palestras mais concorridas foram as que tratavam de vendas pela web.
Em uma das maiores salas, as pessoas que não conseguiram cedeira se espremiam pelas laterais e ao fundo do local para assistir a apresentação da gerente de marketing do Google no Brasil, Anaik Wed. De acordo com Wed, 73% dos empreendedores não possuem site, mas o número vem reduzindo com o passar dos anos.
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“Sete em cada dez pessoas procuram produtos e serviços primeiro na Internet”, disse Wed, que apresentou o "Conecte Seu Negócio", programa em parceria com o Sebrae, HP e Yola, para incluir micro e pequenas empresas ao mundo digital através da construção de sites de forma gratuita por um ano e pago depois desse período.
'Queremos que eles percam a insegurança'
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No início da apresentação, Wed exibiu um vídeo com relatos de pessoas que possuem pequeno comércio e que criaram um site pelo programa. Em um dos casos, a doceira Dora Carvalho fez uma página na Internet com a insistência da filha e seus ganhos com a produção de doces aumentaram em 20%.
“Eles têm medo, falta tempo, não sabem como potencializar a página”, disse a profissional do Google ao Dia Online após a palestra que também enfatizou os links patrocinados, para que a empresa seja vista nas primeiras páginas da ferramenta de busca. “Queremos que eles percam a insegurança de mexer com o computador e fazer o melhor site para eles”.
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Início confuso
O início do evento foi um pouco confuso. Algumas pessoas tiveram dificuldade de encontrar a sala que queriam ir e algumas funcionárias não sabiam explicar. Com o mapa da organização em mãos, a Feira transcorreu sem problemas, oferecendo consultorias e oficinas sobre formalização e gestão. Os visitantes também encontram no local diversas oportunidades de negócios em cerca de 100 estandes distribuídos por 12 mil metros quadrados.
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A feira também oferece produtos e serviços consumidos pela denominada nova classe C. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local nos quatro dias de evento. "Decidimos trazer o evento de volta ao Rio depois de 10 anos, porque a cidade vive um momento muito especial. É o foco das atenções do país e do mundo, e passa por uma retomada econômica, com a realização de grandes investimentos", explica Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.