Por bferreira
Rio - Nenhum empreendimento está imune às crises econômicas. No entanto, o segmento dos salões de beleza tem se expandido e estruturado nos últimos anos. Novos perfis de consumidores agora procuram pelos serviços, e todo o setor tem buscado se profissionalizar para atender à demanda. Para investir, porém, é preciso ir além da análise mais imediata. Veja abaixo quais aspectos avaliar antes de abrir um negócio.
PERGUNTA E RESPOSTA
Publicidade
"Penso em abrir um salão de manicure porque acredito que esse serviço pode superar a crise em caso de retração do consumo. Minha análise está correta?”
Catarina, Copacabana
Publicidade
Catarina, nos últimos anos, essa atividade vem se desenvolvendo de forma acentuada. O perfil de consumo mudou e os salões são frequentados por todos os tipos de clientes, o que o torna um bom segmento para investir. Mas é necessário também considerar outras questões.
É fundamental fazer um amplo planejamento, identificando informações importantes, como os concorrentes, o que oferecem, fornecedores, que tipo de cliente você vai priorizar etc. A elaboração de um plano de negócios pode ajudá-la. Estude o mercado e veja se, onde quer atuar, há espaço para um salão que ofereça exclusivamente serviços de manicure e pedicure.
Publicidade
O Sebrae/RJ tem o Negócio Certo (http://www.negociocertosebrae.com.br/), programa de autoatendimento gratuito, que dá dicas práticas para a abertura de empresas, informações sobre verificação da viabilidade e a elaboração do plano de negócios. No site, há ainda informações específicas sobre Salão de Beleza em http://www.sebrae.com.br/bis/.
Em relação a sua análise, em parte , você tem razão: o consumo de serviços de beleza tem crescido mesmo em tempos críticos. Mas isto não chega a ter relação com o preço dos serviços.
Publicidade
De qualquer forma, não há como garantir se uma crise terá impactos sobre o seu negócio. Depende do momento, da duração, entre outros pontos. O que deve ser feito é tomar medidas rápidas para evitar qualquer impacto, como oferecer promoções. Os diferenciais em relação à concorrência e a fidelização de clientes também fortalecem o negócio.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras
Publicidade