Evento de conciliação será sexta e sábado em Copacabana
Por bferreira
Rio - Chegou a vez dos moradores de Copacabana resolverem seus problemas de consumo com grandes empresas no Feirão de Conciliação, promovido pelo Procon Carioca, da Prefeitura do Rio. O evento acontece na próxima sexta e sábado, na Praça do Lido, das 10h às 16h. São esperados mais de 2 mil consumidores.
A novidade desta sexta edição do feirão é uma tenda específica para queixas de compras pela internet. “Como o último Black Friday gerou muitos problemas para os consumidores, resolvemos abrir um espaço só para as reclamações de vendas pela web”, diz a secretaria municipal de Defesa do Consumidor e coordenadora do Procon Carioca, Solange Amaral.
Publicidade
De acordo com a secretária, o local terá um balcão de orientações com distribuição do Código de Defesa do Consumidor e da cartilha Compras de Natal – Dicas Educativas para o Consumidor. “Já atendemos mais de 15 mil consumidores em todos os feirões”, destaca.
Quem for ao atendimento poderá solucionar situações referentes à renegociação de dívidas, cobrança indevida, produtos com defeitos, atrasos, extravios, danos na entrega, desistência de compras e segunda via de contas, entre outros casos.
Publicidade
Atendimentos monitorados
Serão cerca de 25 empresas no feirão dispostas a solucionar problemas do consumidor. Entre elas, concessionárias de serviços públicos, redes de varejo e empresas de telefonia.
Publicidade
“Todos os atendimentos terão a supervisão de um agente conciliador do Procon. Afinal, nem sempre o que a empresa oferece de solução ao consumidor é o melhor para ele”, explica a coordenadora do Procon Carioca, Solange Amaral.
No local, o consumidor também poderá pedir a troca de produtos, mudar a titularidade nas contas das concessionárias, checar o FGTS entre outras ações.
Publicidade
Os interessados devem levar identidade, CPF, comprovante de residência e a conta ou o carnê referente à reclamação ou solicitação.