Por adriano.araujo, adriano.araujo

Rio - O Sebrae-RJ, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), assinou um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver um projeto de requalificação de 30 empreendimentos tradicionais situados no Centro, Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Cruz Vermelha, conforme delimita as Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). O objetivo é contribuir para a permanência e fortalecimento dos pequenos negócios tradicionais, a partir da transformação urbana e imobiliária.

Vacamarella%2C de roupas artesanais%2C tem fábrica na Gamboa e recebeu consultoria financeira do Sebrae-RJDivulgação

O trabalho começará em 2014, após identificados e mapeados os negócios já existentes na região para qualificação do Sebrae. A ideia é transformar empreendimentos, como padarias, chapelarias, lojas de louças, gráficas, bares e restaurantes em negócios-âncora, que atraiam público não apenas pelo que representam na história local, mas também pelos produtos e serviços que oferecem.

Flavia Guerra, coordenadora do Sebrae-RJ, explica que há empresas fundadas há mais de cinco gerações nestes e em outros locais. “Em 2012, começamos a ajudar empresas desse tipo a se atualizar. Muitos imaginavam que chapelarias, gráficas tradicionais, bares, restaurantes não teriam mais espaço nos dias de hoje. Precisavam se enxergar por outro ângulo. Na área do porto, já trabalhamos com 15 gráficas e mais de 20 estabelecimentos. Em 2014, serão mais 30 que vão ganhar cara nova gradualmente”, diz ela.
Publicidade
NOTAS
Mygloss 1
Publicidade
A Mygloss iniciou este mês a expansão da marca no Nordeste. Os pontos foram instalados, entre outubro e novembro, em Fortaleza (CE), Petrolina e Recife, em Pernambuco.
Mygloss 2
Publicidade
O objetivo da companhia é se consolidar no segmento e também na região onde atua. A rede espera fechar 2013 com faturamento de R$ 15 milhões, uma alta de 67% em relação ao ano anterior.
Couro&Cia
Publicidade
Com 18 unidades, a Couro&Cia — presente em SP, CE, SE, PB, MA, RS, PE, BA, AL, e ES — abrirá mais duas franquias até dezembro. A empresa tem fábrica própria em Fortaleza, e produz 12 mil itens por mês.
Brou'ne 1?
Publicidade
Com 15 unidades em operação, a Brou’ne , especializada em brownies, tem um agressivo plano de expansão para 2014: a abertura duas novas lojas por mês.
Brou'ne 2
Publicidade
A rede inaugurou a primeira loja-conceito em São Paulo, com uma “cozinha aberta”, onde o cliente pode interagir e acompanhar o preparo.
Você pode gostar