Por bferreira
Rio - Quando o profissional autônomo conquista a tão sonhada estabilidade financeira, a tendência é que se acomode com o conforto da nova realidade. Alguns contrariam essa lógica, e ao olhar para o patamar que alcançaram, enxergam não o ponto final, mas o ponto de partida para um sucesso ainda maior. Para estes, um lembrete: transformar a ambição em uma prática empresarial bem sucedida é um desafio que exige mais do que sonhos e convicções. É preciso planejamento, estratégia e capacitação. Você conhece o nicho de mercado em que deseja investir? O que o seu negócio pode oferecer a rede de consumidores que a concorrência não pode? Essas são algumas questões que devem nortear a expansão do seu empreendimento para que ele seja sustentável. Leia mais.
Por Cezar Vasquez
Publicidade
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou revendedora de cosméticos e tenho conseguido viver apenas com essa renda, mas ultimamente tenho pensado que gostaria de ampliar meu negócio. Posso apostar na tendência desse mercado de crescer? Como posso operacionalizar isso?”
Publicidade
Daniela, Cantagalo
Prezada Daniela, o consumidor brasileiro, em geral, aceita bem a venda direta. Pelo que observamos, o relacionamento pessoal com o vendedor, sem intermediários, costuma envolver e cativar mais o cliente para a compra.
Publicidade
Não é a toa que seu negócio vem dando certo e que você já pensa em ampliá-lo. Esse é um excelente indicativo de que você está conseguindo obter sucesso no ramo. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de efetivar a expansão.
Para se preparar para a nova realidade, é essencial definir, por exemplo, qual será a abrangência e o alcance do seu empreendimento e planejar com atenção como vai funcionar a sua logística.
Você deve lembrar que sozinha pode vender um determinado número de produtos, mas, com uma reestruturação ampla e mais sólida, pode ser que haja a necessidade de contratar e compor uma equipe, o que trará consigo um conjunto de despesas trabalhistas anexas.
Publicidade
Uma boa dica para lhe ajudar nesse processo é fazer um plano de negócios detalhado, no qual você levantará informações que são fundamentais para o futuro do empreendimento. A principal contribuição desse tipo de planejamento é, justamente, fazer um estudo sobre a viabilidade real do que você tem em mente.
Além disso, o plano ajudará você a elaborar um planejamento financeiro, o que servirá de suporte para a sua expansão. Saiba como iniciar seu plano de negócios em http://goo.gl/9kC7f .
Publicidade
Outro ponto a ter atenção: não esqueça de se capacitar. Para obter mais informações sobre os cursos disponíveis na área de vendas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento do Sebrae/RJ, no 0800 570 0800 (de segunda a sexta, das 8h às 20h) ou acesse o site http://www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras
Publicidade