Por bferreira
Rio - O ano de 2014 chega e com ele a ansiedade de saber quais concursos vão abrir editais ao longo do ano. Na avaliação de especialistas, Caixa Econômica Federal, Correios, Receita e Polícia federais, Ibama, Instituto Chico Mendes, Ministério da Agricultura e os tribunais estão entre as instituições que devem oferecer vagas. Deverão ser ao todo 42 mil oportunidades.
Consultora em concursos, Letícia Nobre relata que o Judiciário está em franca expansão e não se submete às leis eleitorais. “Com benefícios acima da média e a expectativa de reajuste salarial, que tramita no Congresso Nacional, a área judiciária é uma das mais atraentes do momento”, avalia.
Publicidade
A consultora relata ainda que no âmbito do Executivo, o governo federal deverá lançar edital até junho de 2014. “O Executivo só pode lançar concursos e homologá-los antes do fim de junho, quando começa o prazo de impedimento eleitoral para nomeação”, explica.
Entre os concursos já autorizados e que estão à espera de publicação de edital, o diretor da Academia do Concurso, Paulo Estrella, destaca o de agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que oferecerá 414 vagas. Segundo ele, o MTE tem até dia 27 de março de 2014 para publicar o edital. “O ministério ainda não divulgou a banca organizadora, mas o órgão fez concurso este ano e a escolhida foi a Cespe-UnB. Portanto, há grande chance de ser mantida”, declarou o especialista.
Publicidade
Edital deve sair até abril
Paulo Estrella, da Academia do Concurso, prevê que Caixa Econômica Federal lance edital até abril. “A validade do último concurso termina no dia 14 de junho de 2014, mas a Caixa não tem por hábito deixar a validade do cadastro de reserva terminar para iniciar a próxima seleção. O conceito é em junho já ter novo cadastro para substituir o que está perdendo a validade”, pressupõe o especialista. “Especialmente pela notícia recente de aumento do número de empregados da Caixa, com a contratação de aproximadamente 10 mil novos empregados”, comenta Rafael Oliveira Rezende, autor do livro ‘Curso de Direito Administrativo’, da editora Método .
Publicidade