A corporação relatou ainda que o número total de pessoas que pagaram a inscrição só será conhecido dia dia 16, quando se encerra o prazo de vencimento do boleto. Entretanto, só no primeiro dia o concurso teve 26.128 inscritos. Ketelen Toretti, 23 anos, ficou revoltada ao saber do adiamento do certame. “Fiz inscrição no primeiro dia. Criaram uma expectativa nos candidatos para agora cancelar tudo. Isso é desrespeitoso”, relata a estudante.
Encarregado operacional de uma transportadora, Marcelo Carvalho, 29, vinha estudando para o concurso há um ano e meio.“Perdi este tempo todo para nada. O pior é que o limite de idade para entrar na PM é 30 anos. Se o novo edital não sair logo não terei mais chance”, argumento Carvalho. Advogado especializado em concursos, Sérgio Camargo diz que tecnicamente não há problema no adiamento das provas. “Como não há nenhuma legislação sobre o assunto, o órgão em questão tem o poder discricionário de cancelar o concurso. Lógico, desde que devolva o que candidato gastou com a inscrição”, explica Camargo.
MTE lança edital
Professor de Direito Constitucional, Fernando Bentes diz que é, no mínimo, falta de organização e planejamento da PM. “Um órgão que preza pela disciplina, não deveria publicar um edital, interromper, voltar. Sem contar na falta de boa fé pública em se abrir inscrições de um concurso, gerar expectativa nos candidatos e, depois, chamar os aprovados de um certame anterior”, critica.
A corrida contra o tempo começou para quem está se preparando para a seleção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira o edital do concurso público para a área administrativa. São 450 vagas, sendo 415 para os cargos de agente administrativo (Nível Médio), com remuneração de até R$2.821,22, e 35 para contador (nível Superior) com vencimentos chegando a R$ 4.248,62.
A Cespe/Unb foi a banca escolhida e a previsão é que as provas sejam aplicadas em 30 de março, no turno da manhã para o contador e, à tarde, para agente administrativo. Para o Estado do Rio serão 40 oportunidades para o cargo de agente. Para a atividade de contador, todas as vagas são para o Distrito Federal. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no período entre 10h do dia 13 de janeiro e 23h e 59 minutos de 3 de fevereiro.
“Tenho muita dificuldade em Português. Ando constantemente com uma gramática na bolsa para ficar estudando quando volto do trabalho para casa”, explica.