Por thiago.antunes
Rio - Abrir uma empresa exige atenção para diferentes questões. Mais do que dominar uma ou algumas áreas específicas do negócio, o futuro empresário deve desenvolver também conhecimentos e habilidades em várias frentes para ser bem-sucedido.
Força de vontade, persistência, criatividade, recursos financeiros, são fundamentais, mas existem mais, muito mais situações… Até porque quem se aventura em abrir o próprio negócio parte de algum ponto, como abrir mão de um trabalho fixo, de longa data, talvez.
Publicidade
Todas estas variáveis devem ser colocadas na ponta do lápis, além de uma conversa franca com a mulher e os filhos para verificar o grau de comprometimento e informar os riscos de empreender. É um processo natural, mas que requer foco.
Pergunta e resposta
Publicidade
“Quais as primeiras medidas que devo tomar para abrir um negócio? Já faço alguns serviços de publicidade com outros dois amigos, mas queríamos formalizar a nossa atividade e até expandir, futuramente. O que devemos pensar primeiro?” Rafael, Tijuca
Prezado Rafael, Antes de pensar em abrir um negócio é fundamental fazer um plano de negócios. É por meio dele que você vai refletir quanto aos seguintes aspectos: quem será seu potencial cliente? Você conhece a concorrência e o que ela oferece? Possui capital para iniciar o negócio? Vai ter um escritório próprio ou compartilhar espaços com outras empresas? O que pode reduzir seus custos? Como será a divulgação? Terá um site? Usará redes sociais? Este é o momento mais propício para começar?
Publicidade
Estas e outras perguntas podem ser alinhadas a partir do plano, que nada mais é do que um documento essencial para o planejamento da empresa e que ajudará a tomar suas decisões de forma consciente. Pesquisas indicam que muitos que querem abrir um negócio não têm conhecimento de gestão, marketing e até vendas. Apenas sabem o básico sobre a atividade base. Por isso planejar é essencial.
O Sebrae oferece uma ferramenta online e gratuita chamada “Negócio Certo”, que auxilia na elaboração do Plano de Negócios. Acesse www.negociocertosebrae.com.br. Se você deseja incluir seus amigos como sócios, lembre-se que é uma decisão que deve ser formalizada por meio de contrato social, documento preparado por um contador e que permitirá estabelecer com clareza as regras, como a retirada mensal de cada sócio (pró-labore) . Saiba mais como gerenciar seu negócio em sociedade em http://goo.gl/6ahDk.
Publicidade
E uma última dica para você: não esqueça de investir em capacitação. Para começar, sugerimos o curso Iniciando um Pequeno e Grande Negócio (IPGN), com orientações básicas sobre gestão empresarial. Confira a agenda de cursos em http://goo.gl/UpXdA, ou se preferir, acesse www.ead.sebrae.com.br.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ
Publicidade