MPF instaura inquérito para apurar irregularidades da Caixa
Banco cancelou este mês mais de 525 mil contas da poupança
Por tamyres.matos
Rio - O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) instaurou, ontem, inquérito civil para apurar se houve irregularidades na conduta da Caixa Econômica Federal ao encerrar mais de 525 mil contas da poupança, e lançar o saldo de cerca de R$ 719 milhões como lucro em seu balanço anual de 2012. Segundo nota da Procuradoria da República no Distrito Federal, o objetivo é esclarecer se o banco descumpriu regulamentações legais do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central, além de apurar a veracidade das informações prestadas ao consumidor.
O inquérito deve ser concluído em até um ano, mas o prazo pode ser prorrogado. O MPF pede informações detalhadas e comprovação das supostas iniciativas tomadas pelo banco para identificar e regularizar as contas com problemas cadastrais relativos ao Cadastro de Pessoas Física (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O órgão pede também que a Caixa explique como lançou a restituição dos valores aos mais de 6 mil clientes que tiveram suas contas encerradas.
O Banco Central foi chamado a se manifestar sobre o caso no inquérito. Em nota, a Caixa informou que está à disposição para prestar esclarecimentos necessários.