Rio - A Apple abre hoje sua primeira loja no Brasil. Com fachada envidraçada de 30 metros de comprimento, a Apple Store fica no segundo piso do Village Mall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Shopping que já possui diversas marcas de luxo.
O centro comercial informou que ficaria aberto na madrugada para receber os “applemaníacos”, clientes que costumam formar filas para garantir os primeiros lugares. A abertura será às 11h.
Segundo Steve Cano, vice-presidente de varejo da Apple, alguns dos 45 novos funcionários foram treinados na sede da empresa, em Cupertino (EUA), e outros passaram por treinamento em unidades em outros países. A loja do Rio de Janeiro tem o formato que a empresa chama de pavilhão e é dividida em duas partes.
A parte frontal é dedicada à exposição de produtos e vendas. A traseira tem áreas de cursos, treinamentos e de suporte técnico.
A Apple possui vários programas dedicados ao usuário, para que ele se familiarize com seus produtos. Por meio do site, é possível se inscrever para participar de cursos e oficinas com os produtos da marca. Segundo Steve Cano, esses serviços também estarão disponíveis no Brasil.
O vice-presidente não entrou em detalhes sobre a possibilidade de novas lojas no país, mas afirmou que a empresa tem planos de aumentar esse número no futuro.
A Apple tem mais de 400 lojas oficiais em 14 países. A maioria delas, cerca de 280, estão nos Estados Unidos. Porém, a companhia vem aumentando o número de unidades em outros países, como a China.
Uma curiosidade sobre a Apple Store: no exterior os pagamentos podem ser feitos no próprio iPhone, aqui a loja teve que aderir à tradicional máquina de pagamento.