Sucesso nos Concursos: Qual setor devo escolher?

Cada vez mais jovens estão migrando para a carreira pública

Por adriano.araujo , adriano.araujo

Rio - Cada vez mais jovens estão migrando para a carreira pública. Mesmo que, muitas vezes, ainda não precisem ter estabilidade financeira, a oportunidade de fazer carreira em uma empresa pública tem atraído muitos recém-formados.

Um ponto positivo é que para ingressar no serviço público não é necessário ter experiência. Basta que a pessoa estude, faça uma prova, passe na seleção e assuma o cargo. É essa a lógica.
A dificuldade de mostrar desempenho sem estar no mercado de trabalho e sem ter experiência não é encontrada na carreira pública.

Outra vantagem é não ser necessário ter Ensino Superior. Muitas pessoas com Nível Médio estão conquistando carreiras duradouras no setor público e ganhando o suficiente para ser feliz.

PERGUNTA E RESPOSTA

Por Cáudia Jones

“Acabei de me formar em Economia. Desde a época do estágio tenho uma certa dificuldade. Acredito que não vá conseguir um emprego tão breve. Vocês me orientam a tentar um concurso público?” Marcella Nunes

Olá, Marcella, temos percebido que cada vez mais jovens recém-formados buscam uma oportunidade de ingressar na administração pública, principalmente por causa do velho dilema de ‘como obter o primeiro emprego’. Normalmente esse pessoal não está preocupado com a estabilidade oferecida pelo serviço público como costuma estar os chefes de família.

Mas a chance de ingressar num emprego público e dali ter uma carreira, de fato, enche os olhos. Isso sem falar nos salários! E, no seu caso, nem é preciso abrir mão da sua profissão, pois muitos são os concursos que oferecem vagas para economistas, assim como para advogados, engenheiros, médicos, jornalistas e muitos outros.

Embora até se possa pensar que o recém-formado pode não crescer na carreira que abraçou na faculdade estando no serviço público — sendo que o contrário poderia ocorrer na iniciativa privada —, o fato é que para quem não tem experiência e precisa garantir o ingresso no mercado de trabalho o certame público é uma chance dos sonhos!

Outro ponto positivo é que para ingressar na carreira pública não é necessário ter experiência. Aliás, é extremamente democrática a seleção: você estuda, faz uma prova, passa, assume o cargo. É essa a lógica.

Afinal, como você, jovem recém-formada, vai mostrar desempenho sem estar no mercado de trabalho e sem ter experiência. Afinal, os profissionais precisam de tempo para aprender o ofício? Grande dificuldade, que na administração pública não é encontrada.

E não é preciso ter, necessariamente, o Ensino Superior. Muita gente com Nível Médio, jovem, recém-saída das salas de aula, está dando um “show” como servidor e faturando o suficiente para ser feliz. Pense nisso e bons estudos!

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia