Por bferreira

Rio - A competitividade de preços no comércio é completamente normal e saudável para a economia. Isso acontece em todos os setores, mas as diferenças de valores podem ser ainda mais visíveis nos shoppings especializados em informática.

Ao procurar algum produto nesses locais, o consumidor precisa ficar atento quando a diferença de valor for muito grande. O cliente deve analisar alguns fatores, como sempre comprar aparelhos e peças de marcas tradicionais. Além disso, mais uma preocupação que o consumidor tem que ter é quando encontrar em todas as lojas o mesmo valor do produto ou do serviço que ele pretende adquirir, já que esta atitude é conhecida como formação de “cartel”, ação criminosa que acaba com a livre concorrência.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gosto muito de ir a shoppings de informática comprar novidades tecnológicas, mas já percebi que tem muita diferença de preços entre os estandes praticamente iguais. Por que existem essas diferenças tão grandes e o que devo fazer?”

Luiz Felipe, Abolição

Ai está o ponto primordial do comércio varejista livre em um país de regime capitalista. A competitividade provoca a diversificação de preços entre produtos iguais.

A oportunidade de ter opções de lojas e pontos de venda com diversidade de produtos e preços reforça a lei econômica da oferta e de procura, onde o consumidor é que determina o que e onde irá comprar.

Existem fatores diversos que influenciam o comerciante na hora de definir um valor para o produto que ele colocará a venda e o fará ser mais competitivo junto aos seus concorrentes, atraindo mais consumidores.

Entre estes fatores, basicamente está o poder de compra e a quantidade de produto que ele varejista deseja comprar do distribuidor ou da indústria para revender ao consumidor. Quanto mais o comerciante conseguir comprar com menor prazo para pagar ou mesmo pagando a vista, fará com que ele tenha melhores condições para poder repassá-las ao seu cliente.

Normalmente uma empresa de grande porte, com boa participação no mercado e que tem um expressivo volume de compras consegue ter preços melhores que outras de menor porte, e que possuem um pequeno volume de negócio.

Estes shoppings de informática são formados basicamente de pequenas e médias empresas que não possuem uma estrutura de grandes lojas e se reúnem num determinado local dividindo as despesas do espaço, garantindo produtos e serviços iguais e complementares.

Mas a necessidade de ser competitivo num ambiente específico faz com que alguns deles se unissem para compras coletivas de seus produtos ou matérias-primas, aumentando assim o poder de compra junto aos seus fornecedores.

Fique atento!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

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