Por bferreira

Rio - Concorrência faz parte de todos os empreendimentos, mas é necessário saber lidar com essa situação. E isso se torna ainda mais importante quando o competidor tem um negócio na mesma rua. Nessa ocasião, o melhor a se fazer é analisar a loja do adversário como se fosse a sua.

O primeiro passo é determinar os pontos fortes e fracos do outro comerciante. Para isso, se pergunte quais perigos ele pode trazer ao seu negócio. Depois, avalie a sua loja da mesma forma. Isso também ajuda a determinar em que áreas você terá que melhorar e quais características da sua empresa você deverá aproveitar para conquistar mais clientes.

É fundamental usar as informações como uma forma de aperfeiçoar os pontos fortes do seu negócio, além de corrigir as falhas.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho uma pequena loja de roupas femininas em uma movimentada rua do meu bairro, mas há um mês ganhei um novo concorrente do outro lado da rua. As roupas são para o mesmo público e o preço é um pouco mais baixo. Como devo agir?”

Igor, Tijuca

Prezado Igor, para uma empresa se manter no mercado e ser bem sucedida, além de muita criatividade, é preciso conhecer seus concorrentes tanto quanto seu próprio negócio e seus clientes. A análise contínua da concorrência e do desempenho do seu negócio permite que você saiba como posicionar a empresa, que produtos oferecer e como anunciá-los.

Entretanto, um novo concorrente nem sempre divide o mercado. Ele pode acabar atraindo mais compradores para a região, como ocorre em qualquer polo comercial.

Como você citou que seu principal concorrente está próximo ao seu estabelecimento, se possível, seja seu cliente e saiba o que ele está fazendo de diferente. Em seguida, determine quais os pontos fortes e fracos: por que os clientes compram dele? É apenas o preço? Ou também a qualidade? As condições de pagamento que oferece são melhores? E o atendimento? O que ele oferece de comodidade? E como utiliza a publicidade/propaganda?

Você também deve analisar as oportunidades e ameaças. Uma ameaça para ele pode ser uma oportunidade para você. Mas como fazer isso na prática? Além de começar a comprar do seu concorrente, você pode, por exemplo, abordar um cliente que saiu do estabelecimento vizinh como se estivesse fazendo uma pesquisa, sem a intenção de pressioná-lo. Faça perguntas diretas, como: porque comprou nesta loja? Você voltaria a comprar? O que essa loja não tem que você gostaria que tivesse? Sugiro ainda que classifique sua empresa nas mesmas categorias que analisou o concorrente, com pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças de sua empresa.

Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, no 0800 570 0800, ou acesse o site www.sebraerj.com.br.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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