Rio - Terminam amanhã as inscrições para as 291.338 vagas em cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o Ministério da Educação, até ontem 661.825 candidatos se cadastraram no site sisutec.mec.gov.br. A Região Sudeste concentra a maior oferta de vagas, com 162.339, sendo 36.838 distribuídas em 14 municípios no Estado do Rio de Janeiro. Cada candidato pode fazer até duas opções de cursos.

As duas primeiras convocações priorizam os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. É necessário ter concluído o Ensino Médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas.
Os cursos são oferecidos por instituições públicas e privadas de Ensino Superior e de educação profissional e tecnológica. Os mais procurados pelos concorrentes são técnico em segurança do trabalho, técnico em logística, técnico em enfermagem, técnico em informática e técnico em edificações.
A previsão é que os resultados sejam divulgados nos dias 25 de março e 1º de abril. As aulas vão começar de 14 de abril a 12 de maio. De acordo com o cronograma, a inscrição online para vagas remanescentes (de estudantes com Ensino Médio completo, mas que não participaram do Enem 2013), será entre 7 e 13 de abril.
Segundo o Ministério da Educação, os cursos são gratuitos para o aluno, inclusive, os ofertados em unidades privadas. Para este grupo o governo repassa recursos no valor médio de R$ 6 por hora-aula, individuais, para subsidiar os custos.
A Escola Técnica Electra vai oferecer 640 vagas em cursos técnicos. Segundo o diretor-geral da Márcio Cardia, para o país ser desenvolvido, é fundamental ter mão de obra especializada: “O curso técnico oferece esse conhecimento e intensifica a indústria do Brasil. Atualmente, temos um desfalque de profissionais capacitados. Mas o Pronatec mostra que o governo abriu os olhos para essa questão, pois é uma vergonha o país importar profissionais.”
Oportunidades por instituição de ensino
Cursos oferecidos em quatro unidades da Electra, pelo Pronatec: Eletrônica: 40 vagas no Centro, 40 Maracanã, 80 Campo Grande e 30 Madureira. Eletrotécnica: 40 Centro, 80 Maracanã e 80 Campo Grande. Telecomunicações: 80 Centro e 40 Maracanã. Petróleo e gás: 40 Madureira. Segurança do trabalho: 40 Madureira.
A Universidade Estácio de Sá oferece 29.840 vagas em 21 unidades no estado. Automação industrial, desenho de construção civil, edificações, enfermagem e estética estão entre os 25 cursos. O material didático é sem custo. A instituição ainda oferece orientação de carreira, central de estágio e portal de vagas.
A UniCarioca tem 1.040 vagas nas unidades do Rio Comprido e Méier. Há vagas para os cursos de Informática, Jogos Digitais, Computação Gráfica, Rede de Computadores e Logística. Durante o primeiro período, os estudantes terão 50% do valor de uma passagem de ônibus custeados pela instituição.
O Senai Rio oferece 7.245 vagas em cursos. Há oportunidades na área de alimentos (Vassouras), automação industrial (Benfica, Caxias, Itaguaí, Jacarepaguá, Macaé, Volta Redonda), comunicação visual (Maracanã-Unidade Artes Gráficas), construção naval (Barra Mansa, Niterói) e edificações (Tijuca), entre outros.
A Anhanguera de Niterói tem 2.360 vagas em 19 cursos nas áreas de saúde, informática, meio ambiente e construção civil.
SERVIÇO
INFORMAÇÕES
Os candidatos podem obter mais informações por meio da central de atendimento do Ministério da Educação, no telefone 0800 616161 ou no e-mail sisutec@mec.gov.br.
NÚMERO E SENHA
Para se inscrever na primeira fase do Pronatec, é obrigatório fornecer o número da inscrição e a senha do Enem 2013.
CONCORRÊNCIA
Os candidatos serão escolhidos de acordo com a nota do Enem 2013, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência.
NOTA DE CORTE
Será aplicada nota de corte para ser classificado para um curso e de acordo com o número de vagas e o total de candidatos inscritos. A nota será calculada uma vez por dia por meio do Sisutec. O dado poderá ser utilizado para o candidato monitorar a inscrição.
SEGUNDA CHANCE
Quem não foi aprovado na primeira ou segunda chamada, poderá se inscrever pela Internet, no site sisutec.mec.gov.br, para as vagas que não foram ocupadas no Sisutec. Será exigido somente a conclusão do Ensino Médio.
LISTA DE CURSOS
A lista dos cursos está em sisutec.mec.gov.br/cursos. Busca por município, instituição ou curso.