Rio - Caso você tenha recebido a sua conta mensal indicando consumo de água ou energia elétrica muito acima dos anteriores, é possível considerar alguns fatores: vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel, erro de leitura, problemas no funcionamento do hidrômetro ou relógio marcador de energia.
Em todos os casos, é possível discutir a correção com as concessionárias e solicitar uma revisão da conta. Se não der certo, o consumidor pode recorrer às vias administrativa (com as agências reguladoras responsáveis) ou até mesmo judicial.
É importante lembrar também que os marcadores com mais de cinco anos de uso podem apresentar defeitos e, por isso, pode ser necessários substituí-los. Abaixo, confira mais dicas do que fazer nesses casos.
Por Jair Abreu Júnior
PERGUNTA E RESPOSTA
“No mês passado, recebi contas de luz e água com valor muito acima das anteriores. Sei que não consumi aquele valor cobrado.Tenho o direito a uma possível correção por parte das concessionárias?”
Marcos, Campo Grande
Olá, Marcos. É sempre possível discutir a correção com as concessionárias, tanto pela via judicial, quanto pela via administrativa, ou seja, por meio das agências reguladoras, como Ana (Agência Nacional de Águas), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os erros na cobrança de luz e água costumam acontecer por alguns motivos. Entre eles, vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel; mudança na rotina de utilização de água pelos moradores; erro de leitura ou problemas no funcionamento do hidrômetro ou relógio marcador de energia elétrica.
Se houver um vazamento, faça o conserto e registre com fotografias, se possível. Além disso, guarde as notas fiscais de compra de material utilizado, como também dos recibos da mão-de-obra contratada para o serviço, visando à respectiva comprovação de que o problema foi resolvido.
Depois do teste básico, se ficar constatado que não há mais indícios de vazamento de água ou perda de energia elétrica aparente, solicite uma verificação junto à concessionária de água ou luz de sua localidade. Caso o erro seja constatado, a correção será feita e uma nova conta deverá será gerada.
No entanto, se for identificado que não houve erro de leitura, o próximo passo é verificar o funcionamento do hidrômetro ou relógio de marcação da energia elétrica. Cabe ressaltar que se os aparelhos estão em uso há mais de cinco anos, é possível, após aferição técnica, substituí-los por novos. Sendo constatados problemas de funcionamento, as contas serão revisadas.
Minha experiência profissional também na área de energia elétrica — na Light Serviços de Eletricidade S.A. e Aneel—, me possibilita atestar a qualidade e lisura dessas entidades no trato desses assuntos. Boa sorte!
Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá