Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) fechou um acordo com representantes da empresa Mondelez Brasil para voltar a vender os ovos de páscoa Bis Xtra + Chocolate, da marca Lacta, em todo o estado. A companhia se comprometeu a tapar ou rasurar a palavra “sacanear” nas embalagens dos ovos antes de recolocá-los a venda. A produtora também pode retirar a embalagem externa em que a palavra a aparece.

Após a reunião, o Procon decidiu que multará a Mondelez Brasil se encontrar mais de três unidades do produto em uma mesma prateleira, contendo a palavra “sacanear”. Na última terça-feira, o Procon abriu um processo administrativo contra a fabricante e determinou a retirada do produto de todos os estabelecimentos comerciais do estado, sob a alegação de que a mensagem daqueles ovos de páscoa, transmitida nas embalagens, estavam em desacordo com o Artigo 37, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor, por incentivar a discriminação entre crianças e adolescentes.

O órgão considerou “inadmissível” a incitação de violência. Além da frase ‘personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo’, nos adesivos que podem ser usados pelos jovens que adquiriram o produto estão expressões como ‘morto de fome’, ‘nervosinho’ e ‘nerd’. O processo fora aberto a partir de notícias nos jornais e protestos em redes sociais.

Você pode gostar