Rio - Tão importante quanto o chocolate, o bacalhau é um item fundamental nas ceias de Páscoa. O peixe pode ser feito de diversas maneiras e costuma agradar tanto o paladar das crianças, quanto o dos adultos. Por isso, quando a Semana Santa se aproxima, esse produto fica mais escasso nos supermercados e geralmente custa mais caro.
O ideal para quem não abre mão do bacalhau na ceia é comprar o quanto antes, já que ainda é possível encontrar ofertas desse produto a preços convidativos. Afinal, outra vantagem desse peixe é poder ser conservado por até três meses.
Na hora da compra, é importante prestar atenção à aparência do peixe e se certificar de que está fresco e guardado no local apropriado. Abaixo, confira mais dicas sobre o assunto.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Tenho encontrado muitas ofertas de bacalhau no mercado. Gostaria de saber se vale a pena comprar agora ou se o preço pode baixar mais até a Páscoa. É possível também congelar para consumir no Natal?”
Fátima, São Gonçalo
Fátima, realmente estamos com muita oferta de bacalhau para esta Páscoa. As vendas ainda não começaram a acontecer e há muitos produtos disponíveis no mercado. Por isso, é hora de aproveitar para fazer seu estoque.
Não acredito que o preço possa baixar ainda mais nos próximos dias, pois é notório que sempre deixamos as compras da Semana Santa para a última hora, então a procura ainda vai aumentar. Mas fique atenta aos produtos disponíveis e às promoções. Tenha cuidado especial com a qualidade e os tipos de peixes. A variedade é grande.
Caso queira, você pode congelar o bacalhau, mas não até o Natal. Primeiro, é necessário dessalgá-lo. Depois, enxugue-o bem com pano ou papel absorvente, apertando levemente para secar um pouco. Pincele todo o peixe com um bom azeite, para impedir o ressecamento provocado pelo gelo. Guarde no freezer em um vasilhame bem fechado, por até três meses. Não acho apropriado congelar por mais de seis meses, até porque o produto é vendido o ano inteiro.
O bacalhau seco e salgado é tradicional de festas como a Páscoa e, oNatal e o Ano Novo, no entanto, requer certos cuidados para manter sua qualidade e conservação por muito tempo. A “salga” já é um processo milenar de conservação, mas precisa ser bem feita e o peixe deve ser preservado na geladeira.
Muito cuidado na hora de escolher o bacalhau seco. Não compre o peixe se estiver com manchas vermelhas (bactérias), bolor, textura mole, com aparência úmida e odor desagradável.
Procure sempre o produto que esteja bem seco, firme, com uma fina camada de sal e armazenado em ambiente fresco e seco.
Se você é uma aficionada por bacalhau, fique de olho nas promoções que acontecem sempre nos supermercados, em diversas épocas do ano. Boas compras!
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos