Rio - Motoristas, em geral, são uma praga. Um mal necessário. Mas a Intel descobriu que sim, se o transporte público operasse de maneira inteligente, o brasileiro adoraria viver numa cidade sem motoristas. Como assim?
Pois é. Segundo a pesquisa “Intel Freeway to the Future”, 38% dos consultados aqui no país esperam ver cidades sem motoristas nos próximos dez anos. E 57% acreditam que deixar os veículos nas mãos dos chips reduziriam o número de acidentes de trânsito, os congestionamentos (48%) e a emissão de carbono (42%).
Seria um cenário impossível? Nem tanto. Google investe pesadamente na pesquisa com carros sem motoristas, com experiências positivas nos EUA e na Europa.
E ATÉ O PILOTO SUMIU
Aviões e outros dispositivos não tripulados — como o droner aí da foto— já andam circulando por aí. Eles também podem ser bastante úteis para desafogar o trânsito. A pesquisa da Intel, feita em parceria com a Peen Schoen Berland, identificou que os drones podem ajudar no cumprimento de leis, monitoramento de segurança pública e controle de ambulâncias, entre outras tarefas bastentes úteis no dia a dia.
O bom de pensar nessas soluções é que elas já foram uma grande maluquice. Hoje começam a parecer viáveis. É questão de tempo.
NOTAS
JOGO DURO
Estudo divulgado pelo BNDES diz que apenas 133 empresas desenvolvem games no país. A maioria registra até R$ 240 mil de receita por ano. Já a Google informou ontem que existem 54 milhões de gamers no Brasil. Desse total, 46 milhões estão online. Ou seja: a concorrência com as estrangeiras é pesada.
COISA FINA
O Galaxy S5 chegará às lojas no Brasil no próximo sábado. Preço sugerido: R$ 2.599. É uma grana. Não por acaso, as operadoras já abriram as listas para pré-venda do aparelho, que tem tela touch de 5.1 polegadas, câmera de 16 MP e vídeos em 4K. Mas a Samsung sabe que esse mercado não é para todos e deve apresentar novidades mais baratas em breve.
ADEUS, AMAZON
Tá na Info: a Receita Federal e os Correios estão estudando um jeito de automatizar a fiscalização de todas as compras feitas via internet no exterior. É bom ficar de olho.
>>> É bom ficar ligado: morreu ontem o Windows XP, sistema operacional da Microsoft ainda muito presente por aqui, apesar dos seus 12 anos de existência. A empresa suspendeu as atualizações automáticas. É bom intensificar a segurança da sua máquina. E mudar de sistema.