Por bferreira

Rio - O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2014 termina no próximo dia 30. Quem ainda não declarou pode aproveitar a Semana Santa e os feriados de Tiradentes e São Jorge para fazê-lo. Até ontem, mais de 9,9 milhões de contribuintes já haviam prestado contas com o Leão. A expectativa da Receita é de que sejam entregues 27 milhões de declarações.

O ideal é enviar a documentação antes do fim do prazo, para evitar inconvenientes. “Deixando para a última hora, o contribuinte corre o risco de esquecer alguma informação ou pode ter problemas com a internet, por exemplo, e ter que declarar depois, com multa. Há ainda a possibilidade de precisar correr atrás de algum documento”, alerta Luiz Antonio Benedito, diretor da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco).

Neste ano, os contribuintes que possuem certificação digital podem usar a declaração pré-preenchida, no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). No mesmo portal, é possível acessar o link para baixar o programa onde é feita a declaração.

Existem dois modelos: simplificado e completo. O primeiro deduz 20% da renda tributável e não exige comprovantes. Já o segundo define a restituição de acordo com os gastos. Para Benedito, o ideal é preencher toda a declaração para comparar os modelos. “O programa indica a melhor opção”, diz.

Quem não atingiu o valor total de R$ 25.661,70 em 2013 também pode declarar. A vantagem é que, se a pessoa foi descontada na fonte, vai receber a restituição. Os procedimentos são os mesmos, mas, nesse caso, quem entregar fora do prazo não pagará multa.

Você pode gostar