Rio - Estudantes de universidades federais do país podem se inscrever até amanhã para o Programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação. O curso é gratuito, com quatro horas semanais de estudo. Apenas o material didático é de responsabilidade do aluno. No Rio, serão ofertadas 195 vagas, com 180 para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e 15 para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Cepes), Denise de Menezes Neddermeyer, explicou que ser bilíngue é um dos requisitos para que os estudantes possam participar do projeto Ciência sem Fronteiras e, por isso, há a urgência em desenvolver uma segunda língua entre os brasileiros. “Queremos que nossos estudantes falem inglês o mais rápido possível”, disse.
O Ministério da Educação também convocou os alunos, inclusive os que já dominam o inglês, para fazer o diagnóstico da capacidade de conhecimento do idioma. De acordo com comunicado da pasta, esse teste vai servir de subsídio para as ações de promoção que são voltadas à internacionalização das universidades brasileiras.
O diretor-executivo do Grupo Educacional Alub, Alexandre Crispi, afirma que o ensino do inglês ainda é pouco democrático no país. Para ele, o programa é uma forma de levar aos jovens da classe C, por exemplo, uma experiência fundamental. “Quem passa por um programa como esse tem muito mais oportunidades no mercado de trabalho ao voltar para o Brasil e concluir o Ensino Superior”, disse. As inscrições e a consulta ao edital podem ser feitas no site da instituição http://isfaluno.mec.gov.br/.