Rio - Assim como na educação básica, a tecnologia também está modificando as formas de aprender e ensinar na educação profissional. Ambiente virtual, simuladores em três dimensões e jogos de internet são realidades muito próximas das salas de aula e oficinas das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A exposição Tecnologias Educacionais SENAI: o Futuro, que percorrerá 25 cidades brasileiras, dará uma mostra dessas novidades. Os visitantes poderão conhecer 12 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional. Até 10 de maio, ela fica montada no SENAI do Gama, no Distrito Federal, e logo depois segue para Boa Vista (RR) e outras 23 cidades. (veja serviço)
A exposição terá recursos de interatividade aplicados à educação e conteúdos que unem saberes acadêmicos e práticos. Além disso, os visitantes conhecerão equipamentos e ferramentas educacionais que só encontram no SENAI. Veja abaixo alguns dos itens expostos:
Caverna digital
Espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, onde os alunos são imersos num ambiente virtual simulado e podem realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança. A partir da simulação de situações reais, como a operação de uma plataforma de petróleo, os alunos aprimoram suas capacidades e aprendem procedimentos complexos que deverão ser executados durante as atividades profissionais.
Simulador de solda
Interface na qual aluno e professor controlam diversos requisitos de qualidade em diferentes tipos de solda. Visa a aperfeiçoar o manuseio do equipamento de soldagem e a precisão de movimentos do aluno. Uma das vantagens é a segurança do estudante em ambientes de risco, bem como a economia de material de solda utilizado no aprendizado. Esse software também gera estatísticas dos acessos e desempenho do aluno.
Simulador de empilhadeira
Nesse simulador, os alunos dirigem uma empilhadeira num cenário real de um centro de distribuição. No contexto de aprendizagem estão dispostas diversas situações que o aluno encontrará em seu cotidiano profissional. Entre os vários benefícios desta tecnologia se destacam o aumento da segurança a e diminuição de custos com materiais consumíveis.
Kit didático de mecatrônica
A Planta de Manufatura Automatizada é composta por vários equipamentos que trabalham com diversas estão organizados em módulos portáteis, e realizam atividades de um processo industrial. O Kit didático possibilita a elaboração e desenvolvimento de projetos de Automação Industrial, a partir de tecnologia pneumática, eletropneumática, mecânica, elétrica, eletroeletrônica, robótica, logística, redes de comunicação e de ciências da computação.
SERVIÇO
No Distrito Federal, a visitação segue até sábado, 10 de maio, nos seguintes horários: quinta-feira (8/5) das 14h às 18h e das 19h às 22h; sexta-feira (9/5) das 8h às 12h e das 14h às 18h; e sábado (10/5) das 8h às12h. Local: SENAI-Gama (Área Especial Entrequadras 2 e 8 Setor Sul)