Rio - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, fez nesta segunda-feira um balanço da gestão dos últimos sete anos de governo Sergio Cabral para um grupo de cerca de cem empresários fluminenses, durante almoço no hotel Copacabana Palace, Zona Sul da cidade, organizado pelo grupo Lide.
Na sua fala inicial, Pezão enalteceu a parceria entre os setores público e privado como forma de promover o desenvolvimento do estado. O atual governador defendeu os investimentos na área de segurança pública como meio de promover o interesse das empresas no estado.
Segundo o governador, as grande favelas como o Complexo do Alemão, Rocinha e Maré eram territórios do crime organizado que estavam abandonados pelo poder público antes de Sergio Cabral, destacou que havia 30 mil PMs e hoje são 48 mil, podendo ter acréscimo de mais de 2,4 mil contratados entre agosto e setembro.
Pezão citou a situação econômica do estado, destacando o crescimento de setores além do de petróleo e gás, como o segmento automotivo, química e plástico e instituto de pesquisa, este último no Fundão, além da implantação do Arco Metropolitano, que ele enfatizou ser uma obra pedida há 43 anos no estado.
De acordo com o governador, entre os anos de 2007 e 2013, foram investidos 130 bilhões de dólares com recursos públicos e privados, muito acima dos 23 bilhões de dólares aplicados nos anos 2005 e 2007.