Por helio.almeida

Rio - A Secretaria de Ciência e Tecnologia entregou ontem, em cerimônia no Palácio Guanabara, outorgas aos 50 projetos selecionados pelo edital do programa Start-up Rio. Cada empreendedor vai receber uma bolsa de até R$ 100 mil (totalizando R$ 5 milhões) para viabilizar sua proposta, com o prazo de um ano para desenvolvê-la. Os grupos serão acompanhados por especialistas renomados da área de Tecnologia, que vão ajudá-los na transformação das ideias em produtos e serviços competitivos.

Lançado no fim do ano passado, o Start-up Rio tem como objetivo apoiar projetos inovadores na área de Tecnologia direcionados a serviços de internet, tecnologias sustentáveis e mídias digitais. As start-ups contempladas pelo programa ficarão reunidas no Polo de Inovação em Tecnologia Digital, localizado no Catete, onde participarão de treinamentos, workshops e palestras. O prédio, que está sendo reformado pelo Estado, foi cedido pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A previsão é de que as obras sejam concluídas em junho.

"Esta iniciativa vai fomentar o sistema digital no Rio de Janeiro e transformar o estado em um polo para a América Latina. Ao final do treinamento, eles irão apresentar seus projetos a empresas, fundos de investimentos e aceleradoras que podem apoiá-los" disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.

O projeto Cometogether – Rio: Plataforma de Social Commerce direcionada ao Turismo Receptivo da cidade do Rio de Janeiro foi um dos selecionados. Para seus idealizadores, Antônio de Oliveira e Daniel Cozer, o Start-up Rio é um ótimo começo.

"O programa é um estímulo a novas empresas do mercado. Esta parceria entre a iniciativa privada e o poder público é essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo", afirmou Daniel.

Você pode gostar