Por bferreira

Rio - Os contribuintes que caíram na malha fina já podem corrigir os erros para se livrar das garras do Leão do Imposto de Renda. A Receita Federal liberou em seu site a consulta para a correção de pendências na declaração deste ano. O órgão informou que até a próxima semana todas as declarações devem estar no sistema.

“A autorregularização já está certa, é rápida e fácil. O contribuinte pode entrar na página da Receita e acessar”, explica o supervisor Nacional do IR, Joaquim Adir.

De acordo com ele, o número de declarações que ainda não foram processadas é mínimo. “Se o contribuinte não encontrar os seus dados deve tentar novamente em alguns dias”, avisa.

O acesso também possibilita outros serviços, como parcelar eventuais débitos. “O importante é que o contribuinte antecipe o quanto antes esses ajustes para regularizar a situação para pagar menos juros”, lembra Adir.

Para acessar o sistema basta ir à página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e buscar o e-CAC, que vai criar um código. Também há a possibilidade de usar o certificado digital para efetuar o serviço. Na tela do e-CAC, clique em “declarações”, “Extrato da Dirf” e “extrato”. Em seguida, vão aparecer as informações.

Você pode gostar