Por bferreira

Rio - Um total de 150.859 trabalhadores no Estado do Rio ainda não sacaram o abono salarial do PIS. Eles correm o risco de perder o benefício, já que o prazo para retirada do valor, que é de um salário mínimo (R$ 724), acaba dia 30 de junho. No país, mais de 1,8 milhão de pessoas não foi buscar o dinheiro em agências da Caixa Econômica Federal.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que já começou a enviar cartas a todos os beneficiários que ainda não sacaram o valor.

No Rio, mais de 1,72 milhões de abonos salariais já foram pagos, o que corresponde a 91,98% do total. O ministério divulgou ainda que 20,7 milhões de trabalhadores receberam o benefício de um total de R$ 13,9 bilhões em recursos, em todo o país, chegando a uma taxa de 91% de pessoas beneficiadas.

QUEM TEM DIREITO

São beneficiados os trabalhadores que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e que tenham atendido aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do programa (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado. Aqueles que não sacarem o abono n o prazo terão de recorrer à Justiça para receber o benefício. Os recursos que não forem sacados vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem sacar em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Mais informações sobre a concessão do benefício 08007260207 (Caixa - para o PIS).

Você pode gostar