Rio - Começou a ser vendido no Brasil nas lojas Ponto Frio, Extra e Casas Bahia o dispositivo do Google que permite conectar a TV à Internet e controlá-la por smartphones e tables (Android, iOs e Windows Phone). O brinquedo se chama Chromecast — fusão das palavras Chrome, nome do navegador do Google, e "broadcast", termo em inglês para transmissão de rádio e TV.
O aparelho, do tamanho de um pendrive, é ligado à TV pela porta HDMI e, em seguida, conectado à rede sem fio (Wi-Fi). Feito isso, qualquer conteúdo online pode ser exibido na TV usando o celular, tablet ou computador como controle remoto.
O NetFlix, serviço de transmissão de filmes e séries por streaming, e YouTube são compatíveis com o ChromeCast. A lista inclui WatchESPN, HBO Go, Hulu Plus, Pandora, Crackle, Rdio, Google Play Movies & TV, Google Play Music, Google Photos, Songza, Vevo, PostTV, Real Player Cloud, entre outros.
O Chromecast já é vendido em países da Europa e da Ásia, onde o Google costuma fechar acordos com provedores locais de conteúdo. No Brasil, nenhum acordo com fechado.
O kit desenvolvimento do Chromecast — necessário para a criação de novos aplicativos compatíveis com o aparelho — foi liberado em fevereiro deste ano. Resta torcer para os produtores locais de conteúdo se animarem com a novidade e lançarem novos aplicativos compatíveis.
Lá fora, o Chromecast custa 35 dólares (cerca de 80 reais), mas aqui em terra brasilis o mimo sai por mais do que o dobro: R$ 200.