Rio - Pegando carona em mensagem nas redes sociais, hoje é data histórica para este país. Será por conta do começo da Copa? Não, mas por ser o primeiro Dia dos Namorados do jeito que o homem quer: futebol, churrasco, cerveja e mulher torcendo ao seu lado. Aproveita porque não vai ter outro.
Muita gente ainda não se animou com essa Copa como em anteriores. A maioria, aparentemente, por discordar dos gastos para sua preparação e por defender que todo o dinheiro deveria ser investido em necessidades mais importantes do povo, como Saúde, Educação. O debate é válido, mas atrasado.
Por conta disso, há torcedores do “Quanto Pior Melhor”, que querem que tudo dê errado. Ideologizar ou politizar o esporte é grande erro que subestima a sabedoria popular. Hoje, norte-americanos reconhecem o equívoco do boicote às Olimpíadas de Moscou (1980).
Os críticos condenam o consumo de artigos da Copa e presentes do Dia dos Namorados, por ser manipulação do mercado de consumo capitalista. É lógico que há interesse nos eventos. E o comércio aproveita que futebol e a mulher amada representam as duas maiores paixões do brasileiro. Então, enfeite a sua casa, expresse sentimentos e presentei quem você ama, cada um do seu jeito.
Prof. de Finanças do Ibmec e F. D. Cabral