Por bferreira

Rio - Como agir quando temos a certeza de que a conduta de um colega de trabalho é ilícita e prejudica a empresa ou os clientes? Será que é nossa obrigação profissional denunciar irregularidades? Ou a ética se aplica somente à nossa conduta pessoal e o que os outros fazem de errado é problema do chefe?

A resposta é simples e direta: é do chefe também, mas há uma parte que é responsabilidade do funcionário e, geralmente, consta no Código de Ética das firmas a obrigação do profissional de revelar qualquer ato de funcionário que prejudique clientes ou venha a manchar a imagem da empresa. O fato é que a partir da educação que recebemos, cada um de nós desenvolve valores e um código de comportamento no trabalho. Veja abaixo como agir em situações com esta.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Um colega pratica ações ilícitas que prejudicam a empresa. Estou com medo porque isso vai de encontro aos meus valores e a responsabilidade pode recair sobre mim. O que posso fazer para sair dessa situação?”

Antônio, Penha

Olá, Antônio! Possivelmente, os atos ilícitos ocorrem porque os processos internos de controle não são eficazes e a empresa tem boa parte da responsabilidade nestas situações. Mas revelar qualquer fato ilícito é obrigação do profissional. Quando você se cala, sua posição é de cumplicidade e você pode acabar sendo responsabilizado injustamente. Então, creio que o ponto a ser analisado é: como fazer a denúncia?

O ideal é apresentar aos diretores não só o fato, mas uma proposta de melhoria dos controles. Reúna provas e identifique pelo menos um colega de sua confiança disposto a confirmar a irregularidade. Se você não tiver provas ou não encontrar um aliado, a denúncia pode parecer infundada e há chances de se voltar contra você. Então, o que fazer?

Mandar uma carta anônima para toda a diretoria e para o setor de recursos humanos relatando a situação. Essa é uma opção ética e que, ao mesmo tempo, te protege de represálias. Neste caso, é importante anexar as provas. A carta tem o objetivo de provocar a apuração dos fatos e corrigir os desvios de conduta.

E se depois da denúncia nada acontecer? Aí você terá feito o que está ao seu alcance e ficará claro que a empresa tem valores diferentes dos seus. Portanto, não é um lugar favorável para construir sua vida profissional.

Sugiro, então, que busque novas oportunidades de trabalho, pois você só terá sucesso na carreira se alinhá-la aos seus valores. E todos nós sabemos o que é certo ou não, do ponto de vista legal e ético, correto? Portanto, procure ter sempre comportamentos justos com a empresa, fornecedores e clientes.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar