Rio - O mês de maio registrou 171.325 tentativas de fraude contra o consumidor, segundo pesquisa do Serasa Experian. O número é 9,4% maior em relação a abril. O resultado representa uma ação criminosa do tipo a cada 15,6 segundos. Já na comparação do acumulado do ano, contra janeiro a maio de 2013, o indicador registrou queda de 1,8%. Em relação a maio do ano passado, houve redução de 2,9%.
Luiz Rabi, economista do Serasa Experian, dá alguns conselhos básicos para evitar ser vítima dos fraudadores. “O consumidor não deve fornecer ou confirmar informações pessoais ou número de documentos por telefone a pessoas que oferecem serviços ou promoções. Não é recomendável também fazer cadastros em sites que não sejam de confiança. Cuidado com sites que anunciam ofertas de produtos e de emprego”.
O grupo telefonia foi responsável por 64.329 casos, ou 37,5% do total de tentativas de fraude ocorridas em maio deste ano. Queda de 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços - que inclui construtoras, imobiliárias e serviços em geral — registrou 54.823 casos, ou 32% do total. Em terceiro lugar no ranking ficou o setor bancário, com 34.632 tentativas de fraudes, ou 20,2% do total. Em seguida, o segmento varejo com 14.364 tentativas, ou 8,4% das investidas contra o consumidor no mês passado.