Sucesso nos concursos: Como evitar o cansaço ao estudar?

A primeira dica é não ultrapassar os limites pessoais. Se cansar pare por alguns minutos, sem culpa. Dessa forma o estudante renderá muito mais

Por bferreira

Rio - A rotina de um concurseiro não é fácil. Ela inclui muitas horas de estudo, tensão e ansiedade. Mas como não ficar cansado depois de estudar por horas?

A primeira dica é não ultrapassar os limites pessoais. Se cansar pare por alguns minutos, sem culpa. Dessa forma o estudante renderá muito mais.

Também comece a dedicar apenas duas horas de teoria para cada turno (manhã, tarde e noite) e reserve uma hora para a resolução de questões.

Além disso, é importante se preocupar com as atividades físicas. <CW10>Exercitar-se, pelo menos uma hora por dia é fundamental. Exercícios físicos vão ajudar na oxigenação do cérebro, o que facilitará a absorção do conteúdo estudado.

Veja mais dicas abaixo.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Me preparo para a prova do INSS e organizei um cronograma com estudo de três matérias por turnos. Como estudo sozinha, a minha maior dificuldade está em responder os exercícios. Gasto várias horas com resumos e aula, quando concluo e parto para o exercício de fixação sinto uma fadiga terrível, dores de cabeça e cansaço. O que eu faço? ”

Angela, Humaitá

Angela, resolver questões é de suma importância. Mas se você se sente desgastada justamente ao resolvê-las, talvez possa reduzir o tempo da teoria e fazer os exercícios após cada tópico estudado. Seria melhor você diminuir o ritmo nesse ponto e dar a importância devida às questões.

A resolução dos exercícios vai te mostrar o que a banca cobra de cada conteúdo. A principal dica é que você tente mudar o tempo da teoria para ver se o desgaste diminui. Também durma bem à noite e tire pelo menos o domingo para descansar. Isso vai ser fundamental para você na preparação.

Enquanto o edital não sair, você pode e deve descansar um dia na semana. Até porque quando for publicado, será intensa a sua preparação e não haverá mais a possibilidade desse dia ficar fora da sua programação. Se você se desgastar agora, quando sair o edital estará exausta e poderá não ser produtiva.
Cada aluno tem um tempo de estudo que ele suporta. Não adianta você tentar ultrapassar o seu limite.

Cansou? Pare! Descanse e retome quando estiver mais tranquila. A sua programação está perfeita, Angela, porém, acredito que esteja além do seu limite em relação ao tempo dedicado a ela. Então, reduza o tempo! Comece a dedicar apenas duas horas de teoria para cada turno e comece com uma hora de resolução de questões.

Eu sempre indico o site Questões de Concursos, pois está sempre atualizado com as últimas provas e questões online. Além disso, você pode se inscrever gratuitamente e resolver até 10 questões por dia. Sem contar que você pode montar os seus simulados.

No mais, bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia