Por bferreira

Rio - Problemas no sistema operacional, que atende a todo o país, para requerer o seguro-desemprego têm dificultado a vida das pessoas que necessitam dar entrada para o recebimento do benefício. Em alguns postos de atendimento do Ministério do Trabalho, como na Central do Brasil ou em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o desempregado precisa chegar um dia antes e ficar em longas filas para conseguir uma senha de atendimento.

Por meio de nota, a superintendência do ministério no Rio informou que irá adotar um plano de contingência junto aos gestores desses postos para melhorar a capacidade de atendimento. Conforme o comunicado, na quarta-feira haverá reunião com representantes do governo do estado para definir a implantação do agendamento eletrônico também nos postos do Sine do Rio e Poupa Tempo, sob responsabilidade do estado, como forma de agilizar o trabalho para os desempregados.

Já a Secretaria Estadual de Trabalho, também por meio de nota, informou que a operacionalização do sistema fica a cargo do ministério e da Dataprev. De acordo com a nota, têm ocorrido problemas de instabilidade no sistema, saindo do ar constantemente e acarretando atraso no atendimento.

Conforme a superintendência do ministério no Rio, a média mensal de atendimentos no estado é de 10.400, num total de 105 unidades espalhadas pelo estado. Porém, em determinadas agências, com as falhas ocorridas, não chegam a 50 os atendimentos diários. O prazo para requerer o benefício é de 120 dias. Depois disso, o cidadão perde o direito ao seguro, o que tem feito muita gente correr para os postos.

Você pode gostar