Por bferreira

Rio - A cada 17,2 segundos em junho no país ocorreu uma tentativa de fraude envolvendo roubo de identidade em junho deste ano. No total, são 150.864 notificações, conforme o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude — Consumidor. Apesar de alarmante, o índice teve recuo de 11,9% em relação a maio. E, no acumulado do ano, houve queda de 3,4%.

Segundo a pesquisa, o golpe acontece quando os dados pessoais são usados por criminosos para fechar negócios com identidade falsa. Também há casos de pedidos de crédito sem intenção de honrar os pagamentos.

Conforme o levantamento, o setor de telefonia respondeu por 55.232 registros, representando 36,6% do total de tentativas de golpes no último mês. Já a área de serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, como salões de beleza e pacotes turísticos) teve 50.196 registros, equivalente a 33,3% do total. O segmento bancário é o terceiro do ranking de registros em junho, com 30.197 tentativas, ou 20% de todos os grupos.

O comerciante Luiz Soares de Abreu, 65 anos, diz que nunca sofreu golpe, mas que sempre toma cuidado. “Desconfio quando alguém chega oferecendo promoção ou pedindo os meus dados para fazer cadastro. Nunca forneço informações pessoais. Uma vez perdi minha identidade, mas fui na delegacia registrar ocorrência”, afirma.

O indicador da Serasa Experian aponta que entre as principais tentativas de golpe estão: emissão de cartões de crédito, quando um golpista solicita um cartão de crédito usando identificação falsa ou roubada; financiamento de aparelhos eletrônicos, quando a vítima se vê responsável por uma dívida que não é sua, e também na compra de aparelhos celulares com documentos falsos ou roubados.

PRINCIPAIS CUIDADOS

ORIENTAÇÃO
A Serasa Experian destacou alguns cuidados que devem ser tomados pelos consumidores para evitar ser vítima de em fraudes. Confira a seguir:

DADOS PESSOAIS
Não fornecer ou confirmar informações pessoais ou número de documentos por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas.

SENHA DO CARTÃO
Tomar cuidado ao digitar a senha do cartão de débito ou crédito ao fazer pagamentos, principalmente, na presença de desconhecidos.

CUPONS DE LOJA
Não informar os números dos documentos quando preencher os cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

CADASTRO EM SITE
Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança; cuidado com páginas que anunciam oferta de emprego ou promoções.

ANTIVÍRUS
Manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões. Também é importante evitar qualquer tipo de transação financeira usando computadores portáteis conectados em redes públicas de internet.

OCORRÊNCIA
A Serasa Experian orienta que quando for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da empresa, no site www.serasaconsumidor.com.br. Esta informação estará disponível na mesma hora para o mercado. Depois, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência.

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