Por bferreira

Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre amanhã inscrições para 21.013 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em todo o estado. Nesta última rodada do ano, o destaque é o município de Duque de Caxias, onde dez unidades da fundação têm 1.595, de um total de 4.473 oportunidades na Baixada Fluminense. As opções de cursos são em áreas como Hospitalidade e Lazer, Construção Civil e Informática.

Também há oportunidades em cursos de Auxiliar Administrativo (1.990) e Maquiador (1.143), além de vagas para atividades artístico-culturais e físico-esportivas. Para se candidatar é necessário ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima vai de 14 a 18 anos. Todos os cursos duram 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, é feito em um mês.

Os interessados têm até 10 de agosto para se inscrever pelo site (www.faetec.rj.gov.br), por meio do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet pode procurar um dos polos da Faetec Digital e contar com o auxílio dos monitores da fundação.

MATRÍCULAS

O sorteio público das vagas será no dia 11 de agosto e a listagem completa dos sorteados sairá publicada no site no dia seguinte. Após o resultado, os candidatos terão entre os dias 12 e 18 para efetivar a matrícula. Já as vagas que não forem preenchidas terão inscrições entre 19 e 30 de agosto. As aulas começam em 29 de setembro.

Ao todo, 89 unidades oferecem 110 opções diferenciadas de capacitação profissional em vários setores da economia fluminense.

“Oferecemos uma gama enorme de oportunidades para aqueles que buscam inserção rápida no mercado de trabalho. São cursos que atendem à crescente demanda por mão de obra dos setores da economia do estado, e por isso a procura é grande. A formação técnica é uma excelente porta de entrada para o mundo do trabalho”, explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.

Você pode gostar