Por bferreira

Rio - Durante quatro dias, mais de 10 mil vagas de estágios e empregos serão oferecidas na 17ª edição da Mostra PUC, que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no campus da universidade, na Gávae. A feira, considerada a maior do Brasil, este ano tem o tema “Compromisso com Relações mais Humanas”. É esperado um público maior que em 2013, quando recebeu 90 mil pessoas. O evento é gratuito.

Roberta Menezes%2C de 21 anos%3A “Passaram dois dias e a Mongeral Aegon me chamou”%2C disseDivulgação

Mais de 70 empresas que atuam no país em diferentes setores já confirmaram presença na mostra, como a Ambev, Senac, Andrade Gutierrez, Chevron, XP Investimentos e Mongeral Aegon, companhia de seguros que selecionou a estudante de propaganda Roberta Menezes, de 21 anos, para atuar no marketing direto em fevereiro.

“Estava difícil de encontrar estágio. Até que uma amiga da faculdade me falou sobre a feira. Foi muito rápido. Passaram dois dias entre a minha inscrição na Mostra PUC e a Mongeral Aegon me chamar para participar do processo seletivo”, contou Roberta.

Segundo o coordenador executivo da comissão organizadora do evento, André Lacombe, a feira impulsionou, nos últimos anos, a carreira de centenas de estudantes. “A Mostra PUC conta com um público de mais de 90 mil visitantes, que estarão em contato com cerca de 70 empresas expositoras”, disse Lacombe.

Na mostra haverá palestras de cunho acadêmico e empresarial para todos os participantes. Com isso, o evento também serve de qualificação para os estudantes, podendo as empresas recorrerem aos currículos dos participantes em procesos de seleções futuros.

Por isso, os candidatos que não recebem os retornos imediatos das empresas ainda têm chances de ser selecionados. Foi o caso da estudante de administração Cristina Moizinho, 21 anos. Ela acabou recrutada pela empresa White Martins dois meses após se inscrever na mostra e participar do processo seletivo.

“Fiquei sabendo da Mostra PUC por meio de alguns amigos que me convidaram para conhecer a feira e as empresas participantes. Fui chamada para participar do processo seletivo cerca de dois meses após a inscrição na feira”, lembra Cristina, que é estudante do sétimo período de Administração pelo Ibmec.

Também estão programadas para os quatro dias de evento na universidade atividades culturais, serviços gratuitos para a população, sorteios diários e workshops. É preciso fazer inscrição no site da Mostra PUC por este link (bit.ly/1s3SeDq).

Prêmio para universitários

Este ano a Mostra PUC também promove o ‘Mostraí’ — concurso para universitários darem visibilidade à produção cultural de cada unidade de ensino. Usando o tema “Compromisso com as Relações Mais Humanas”, os interessados podem concorrer com curta-metragem, fotografia e história em quadrinhos. Os melhores trabalhos serão exibidos no evento. O prêmio máximo é de R$ 5 mil.

Exposição de oportunidades

Um dos principais eventos de recrutamento e seleção de empregos e estágios do Rio ocorre nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica: é a feira Expojobs, com entrada gratuita.

Empresas como L'Oréal, Odebrecht, Cedae, GVT, P&G, PWC, Schlumberger, Ancar Ivanhoe, Oceaneering, BR Malls, entre outras, já estão confirmadas no evento.

Na Expojobs, além de fazer as inscrições de seleção de companhias de diferentes segmentos, haverá palestras e dinâmicas de grupo com temas sobre o mercado de trabalho. Também estão programados sorteios de brindes, além de bolsas de estudos.

A exposição tem o objetivo de promover o intercâmbio entre grandes empresas com estudantes e profissionais. É voltada para quem busca a primeira chance no mercado.

O evento conta com uma infraestrutura de 5 mil metros quadrados, dividida em estandes destinados a empresas,que farão recrutamento e seleção no local.

Você pode gostar