Por bferreira

Rio - Todo empreendimento envolve desafios e obstáculos que o empresário deve superar para se manter no mercado. Quando determinado ponto comercial deixa de atrair clientes, é natural que se pense em mudar para outro lugar. No entanto, pode ser que a solução esteja simplesmente em adotar novas formas de lidar com a situação e se aprimorar.

Quando os problemas são externos, ou seja, não têm relação com a administração do negócio, mas com questões de infraestrutura ou segurança, por exemplo, a união faz a força. Juntos, os empresários têm mais poder para reivindicar melhores condições para permanecer com suas atividades na região.

A concorrência ajuda também a identificar o que pode ser melhorado no negócio. Abaixo, saiba mais.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho uma loja em um centro comercial tradicional do Rio há 20 anos, mas no último ano as vendas caíram 40%. Falta de estacionamentos e policiamento afastam os clientes da região. Será que é hora de investir em outro espaço?”

Sérgio, Centro

Prezado Sérgio, empreender é superar obstáculos. Assim como tributação, falta de crédito e burocracia são questões recorrentes na vida de empresários de todas as partes do mundo, estacionamento e segurança também aparecem como reclamações comuns. Esses motivos, por si só, não justificam a sua saída do local. A questão é se concentrar em como atuar em cada situação.

O comércio tradicional de bairro tem muita força. Negócios que já estão há muito tempo num bairro fazem parte do hábito de consumo dos moradores e de quem frequenta a região. É nisso que é importante investir.

O que você deve fazer é se associar a outros comerciantes locais para que juntos pensem o que está ocorrendo com a região de vocês como um destino de consumo. É possível discutir com autoridades medidas de segurança, melhoria da iluminação, entre outras ações? E que alternativas podem ser adotadas para a questão do estacionamento? O importante é que, juntos, vocês encontrem soluções que atendam a todos.

Também é fundamental que você avalie o seu atual negócio, seus pontos fortes e possíveis oportunidades do empreendimento, pois poderá encontrar diferenciais e formas de atuar que o impulsionem. Conheça bem os produtos que comercializa, seu porte, o local e a capacidade de atendimento. Avalie outros empreendimentos como o seu e veja o que oferecem de diferencial e o que você pode ofertar para atrair a clientela.

Mas se, mesmo assim, você decidir mudar, é necessário analisar dois aspectos: a loja tem volume mínimo de negócios que viabilizará, de forma rentável, um novo local? O negócio estará localizado em uma área de fácil acesso para seus atuais clientes? Ao buscar um novo ponto, lembre-se de conversar com moradores e visitar o local em diferentes horários e dias.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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