Por bferreira

Rio - No início de todo o empreendimento tudo são flores. Com o passar do tempo, no entanto, determinados detalhes podem fazer com que o negócio não prospere tanto ou que a rentabilidade não esteja de acordo com o que foi planejado.

Quando essas situações ocorrem é importante avaliar e identificar o que pode estar ocorrendo para que a margem de lucro seja menor do que a esperada. Depois é necessário adotar medidas que melhorem a lucratividade, como um controle de preços mais adequado e fixar valores que sejam suficientes para pagar as despesas. Verificar o preço que o concorrente está praticando também é adequado.

Para isso, é fundamental que você tenha controles básicos de gestão. Leia mais informações abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Produzo bijuterias para vender em uma feira de rua, mas o valor que cobro pelas peças não compensa o gasto com material. Por outro lado, se cobrar mais caro, reduzo a quantidade de clientes fiéis que já tenho. O que fazer para decolar o meu negócios sem perder meus consumidores?”

Eliza Porto, por e-mail

Olá, Simone. Você precisa adotar o que se chama de “formação do preço de vendas”, para saber por qual valor mínimo poderá vender cada peça, evitando prejuízos dessa forma. Isso possibilita, inclusive, saber quanto de desconto poderá oferecer se algum cliente pedir. Para entender o preço de venda de seu produto, busque conhecer o mercado em que atua e consulte os valores praticados pela concorrência.

Para definir o preço, leve em consideração três itens: matéria prima, embalagem e tempo para produzir cada peça. O cálculo da mão de obra é muito importante. No seu caso, divida o valor que você acha válido ganhar por seu trabalho pelo número de horas que você dedica por mês à produção das peças. Assim, você chegará ao seu custo por hora. Para chegar ao preço, some o valor da mão de obra, matéria prima, embalagem e divida pela quantidade de peças produzidas: este resultado será o valor mínimo para oferecer suas peças. A partir daí, o que você ganhar será o lucro.

Os valores das peças podem variar muito, porém uma regra básica pode ajudar na precificação: a diferença entre o valor da produção de cada peça e quanto suas clientes estão dispostas a pagar é uma boa aproximação do cálculo da sua margem de lucro.

Pensando nisto, o Sebrae oferece o curso Formação do Preço de Venda, que pode ser feito gratuito no site http://goo.gl/0AIcn ou presencialmente.

E mais: qualquer que seja a sua decisão, é fundamental lembrar a necessidade de planejar antecipadamente o negócio, para aumentar suas chances de sucesso. O Plano de Negócios é uma ferramenta essencial em todo o processo. Para entender como formular esse documento veja o link: www.migre.me/a40So.

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