Por bferreira

Rio - Alvíssaras. Este Brasil faceiro já tem mais celulares ligados à internet, via banda larga, do que aparelhos sem esse recurso. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o país fechou o último mês de julho com 165,5 milhões de acessos em velocidade rápida. Em relação ao mesmo mês do ano passado, foi um aumento considerável de 50%.

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Mas o bom mesmo é que, no total, contamos hoje com 142,1 milhões de pontos na banda larga móvel (via redes 3G e 4G), com crescimento de 60% em relação a julho do ano passado. Esses números representam mobilidade, claro, mas vamos torcer também para que aumentem a produtividade.

São 126,2 milhões de conexões de celulares ou smartphones rodando na banda larga móvel. Além disso, estão na ativa outros 15,9 milhões de modems ou terminais de dados como as maquininhas de cartão e que permitem outras conexões máquina-máquina.

Devagar e sempre, as conexões 4G vão ganhando seu espacinho. Já temos 3,6 milhões de acessos nessa velocidade, abrangendo 119 cidades de todo o país, por onde se espalham 39% da população brasileira. É um crescimento acima da meta inicialmente prevista, e tudo leva a crer que vai se ramificar muito mais rapidamente.

Já na banda larga fixa, foram 23,9 milhões de acessos, sendo dois milhões de conexões ativadas em doze meses, com crescimento mais tímido, de 9,2% no período.

Como lembra o site da Convergência Digital, a expansão também se deu na cobertura em rede de banda larga móvel, ativada em 342 novos municípios no último ano, até julho. Ao todo, as redes de terceira geração estão presentes em 3.756 municípios.

Vamos esperar, agora, que a tal da recessão técnica que atordoa a nossa economia não venha a desacelerar esse crescimento, que é evidentemente uma boa notícia.

NOTAS

ESTAMOS EXAGERANDO?

Estudo da Universidade da Califórnia alerta que as crianças americanas estão usando tantos dispositivos digitais que já não reconhecem mais as emoções dos outros. O perigo é elas ficarem insensíveis de vez. A pesquisa foi publicada na revista ‘Computers in Human Behaviour’.

DE OLHO NA AUDIÊNCIA

Contagem regressiva para o Rio Info 2014, daqui a duas semanas. Para quem toma decisões na área de tecnologia, o evento é parada obrigatória. Uma das oficinas que recomendo é a do Renato Siqueira. Ele vai falar sobre a importância das técnicas de SEO, que reforçam a visibilidade do seu site. ‘Não existe estratégia de marketing digital sem SEO. Para ser estratégico, é preciso estudar público-alvo, interesses, concorrência, comportamento do consumidor, etc. Isso é a base do SEO. Sem estes estudos, você não tem estratégia. Tem ‘achismo’”. Confira em //rioinfo.com.br/2014/. A gente se encontra por lá.

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