Por bferreira

O Carrefour voltará ao comércio eletrônico no Brasil em 2015. O anúncio foi feito pelo presidente-executivo do grupo, Charles Desmartis, durante a convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As operações de venda online foram encerradas no fim de 2012, como parte de uma reestruturação da empresa.
“Contratamos alguém que vem do e-commerce e fui muito claro: ele não vai ter limitações iniciais para trabalhar com toda a criatividade”, afirmou o executivo, sem revelar a identidade do novo chefe do negócio.

A retomada do comércio eletrônico pelo Carrefour é anunciada em um momento de perda de fôlego do varejo, enquanto as vendas online seguem mantendo o ímpeto no país. Segundo a consultoria E-bit, o faturamento do e-commerce brasileiro avançou 26% no primeiro semestre, ante igual etapa de 2013.

Ao mesmo tempo, as vendas do comércio varejista subiram 4,9% na mesma base de comparação, segundo o IBGE. O executivo destacou que o investimento em multicanais e em e-commerce representa o próximo passo da evolução da rede no país.

Em agosto, a varejista inaugurou a primeira unidade Carrefour Express na capital paulista, indicando aposta no formato de proximidade, que oferece menor sortimento em unidades também menores, localizadas em áreas de grande circulação. Desmartis afirmou que a rede contará com 50 unidades do tipo até o fim de 2016. O formato é um dos grandes vetores de expansão orgânica do rival Grupo Pão de Açúcar.

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