Por bferreira

Rio - O fim do ano se aproxima e a temporada de viagens também. Com isso, é preciso se programar para não pagar taxas abusivas e enfrentar uma carga de estresse.

A dica é se organizar entre quatro e cinco meses antes do passeio. Esse é o período ideal para a compra de passagens e estadia. Dessa forma a negociação resulta em melhores lugares e uma viagem tranquila, sem precisar fechar tudo na última hora.

Outra atenção é quanto a compra de moedas estrangeiras. O mercado financeiro costuma sempre oscilar antes e logo depois das eleições. O ideal é que você acompanhe a variação cambial e adquira aos poucos estas moedas, para que no dia da viagem você tenha adquirido a moeda na média desta variação.

Veja mais dicas abaixo.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero fazer uma viagem internacional para a América do Sul neste Réveillon. Mas não sei se já é hora de comprar as passagens, estadia e os dólares. O que você acha?”

Felipe Cabral, Campo Grande

Caro Felipe, não perca tempo. Você já deveria estar com tudo comprado, ou pelo menos programado. Exceto quanto a aquisição dos dólares, que deve ser feita aos poucos e nas oportunidades. Mas os demais itens já deveriam estar pelo menos reservados.

Uma programação com quatro ou cinco meses antes da viagem sempre se torna vantajosa, pois a procura ainda é pequena e tanto as empresas aéreas quanto os hotéis estão com mais disponibilidade de vagas. Nesse cenário, você negocia melhor, encontra os melhores lugares e tem um passeio mais tranquilo, sem o estresse de tentar fechar tudo de última hora.

Entretanto, este ano é atípico, pois tivemos a Copa do Mundo no meio do ano e agora em outubro teremos as eleições. Isto com certeza deu uma oscilação tanto nas ofertas de pacotes de viagens, nos voos e de hospedagens.Mas entre agosto e setembro você tem muitas opções e com certeza vale a pena avaliá-las.

Outra atenção que você precisa ter é quanto a compra de moedas estrangeiras. O mercado financeiro costuma sempre oscilar antes e logo depois das eleições e, como já mencionei, o ideal é que você acompanhe a variação cambial e adquira aos poucos estas moedas. Assim você terá adquirido os valores na média desta variação no dia da viagem.

Pelo que observei no mercado atual, a procura está sendo grande, tanto para viagens de fim de ano, dentro e fora do país, e há até muita procura para o Carnaval de 2015.

Comece agora a se programar, mas atenção: tente evitar qualquer negociação emlhe ofereçam compra de passagens e estadia com variação cambial. Procure adquirir com o valor final fechado, mesmo que parcelado em reais e sem ajuste ou variação.

Boa viagem e aproveite seu Réveillon.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar