Por bferreira

Rio - Uma forma de economizar, que está ficando cada vez mais comum em supermercados e drogarias, é a “cobertura de preços.” Em promoções como essa, o consumidor leva o folheto de um concorrente e paga pelo preço mais baixo.

Mas fique alerta: a compra deve ser de produtos idênticos. Se no encarte o saco de café é de 500 gramas, o consumidor não pode comprar um de 400 ou de 600 gramas, por exemplo.

Mas como tudo tem sua exceção, o que pode ocorrer é que a loja que você esteja fazendo sua compra, mesmo que garanta a cobertura pode não ter o produto que você queira no estoque ou limite o volume de compras para poucas unidades.

O ideal é se informar sobre as regras do estabelecimento e aproveitar.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou na fase de economizar no supermercado e com remédios dos meus pais idosos, mas quero continuar comprando algumas marcas que eu já conheço. Os preços estão absurdos, principalmente dos medicamentos usados no dia a dia. Você tem alguma dica?”

Marisa Lins, Barra da Tijuca

Marisa, além de gastar tempo ficando indo de um lugar ao outro para procurar o melhor preço, o desgaste físico também é muito alto para quem quer se abastecer com economia.

Uma das dicas é procurar mercados que fazem “coberturas de preços”. Isto é, mediante a comprovação de anúncio de um concorrente sobre um determinado produto promocional, o estabelecimento cobra do consumidor mesmo preço anunciado por este.

Isso facilita muito, já que o consumidor não necessita se deslocar para lojas muito afastadas e nem enfrentar grandes multidões e confusões de pessoas em busca do produto promocional naquela loja.

Mas fique atenta: esta cobertura de preços é sempre referente ao produto idêntico, de marca, tipo e gramatura e não admite proporcionalidade. Isto é, se o produto a ser “coberto “ é para um café pacote de 500g, o valor 50% mais barato não vale para o mesmo tipo e marca de café de 250g, a não ser que este outro estiver sendo explícito nesta promoção e a um preço específico.

Esta atitude, em uma compra grande, pode ajudar a você economizar em média de 20 a 30% por mês. Mas como tudo tem sua exceção, o que pode ocorrer é que a loja que você esteja fazendo sua compra , mesmo que garanta a cobertura, pode não ter o produto que queira no estoque.

O mesmo acontece com algumas drogarias que fazem esta cobertura e até com algumas facilidades, como não necessitar levar um folheto impresso, por exemplo.

As empresas que fazem esta cobertura de preços quase sempre têm um registro em cartório deste compromisso e, geralmente, garante uma cobertura em uma determinada área de atuação. Mantenha-se informada qual loja faz este trabalho!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar