Rio - Muitas empresas têm processos de feedback com um formato determinado para que chefes e funcionários se avaliem e entendam como está o desempenho de cada um. Ter uma postura aberta para as críticas do gestor contribui para o aprendizado e para o crescimento.
Por outro lado, a “bronca”, o chamado feedback negativo, pode acabar tirando o seu equilíbrio. Mas lembre-se: você sairá ganhando se souber agradecer a orientação, analisá-la e marcar outra conversa. Para não se arrepender, mantenha a calma e responda o gestor outro dia. Poucos conseguem ter esse equilíbrio na hora que recebem uma bronca, mas essa atitude demonstra maturidade emocional e evita embates com o chefe.
Veja abaixo como agir nesses momentos.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
“Meu chefe quase não faz elogios ao meu trabalho, mas costuma fazer críticas, e eu sempre rebato, discuto com ele e sinto que isso me prejudica. Como posso melhorar minha reação?”
Edilson, Santa Cruz
Olá, Edilson! Geralmente, receber uma “bronca” ou feedback negativo é difícil mesmo. Mas você tem duas situações possíveis nesse cenário. O primeiro passo é identificar se o gestor tem razão. Se ele estiver certo, é preciso agradecer e dizer que vai melhorar. Peça ajuda e pergunte o que você pode fazer para aprimorar o seu desempenho.
Além disso, esse pode ser um bom momento para pedir apoio e expor o que está atrapalhando o seu resultado na empresa, tal como falta de equipamento, tempo ou informação. E quando você achar que corrigiu o problema, volte a conversar com seu gestor para saber se o seu desempenho está de acordo com o esperado.
Mas se você discordar do chefe, o grande desafio é conter a impulsividade e não responder imediatamente. Sugiro que procure, antes, entender o fato que gerou a insatisfação dele.
A dica principal aqui é: se você perceber que ficou emocionalmente abalado com o julgamento, “conte até dez” e não dê nenhuma justificativa imediata antes de se acalmar. Só quem tem maturidade suficiente e segurança consegue manter essa escuta e valorizar a crítica.
Você sairá ganhando se souber agradecer a orientação, disser que vai analisar e depois marcar outra conversa. Sugiro que use alguns dias para refletir e pedir a opinião de pessoas nas quais você confia.
Mas se o gestor estiver mesmo enganado, você terá tempo para reunir dados que o ajudarão a responder à crítica. São poucas as pessoas que conseguem ter esse equilíbrio na hora que recebem uma “bronca”, no entanto, essa atitude demonstra grande maturidade e controle emocional.
Além disso, salva o colaborador de conflitos desnecessários com o gestor e ainda melhora sua imagem perante o chefe.
Boa sorte!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças.