Rio - Aposentados e pensionistas do INSS vão ter senha de identificação eletrônica que será emitida pelos bancos pagadores de benefícios vencedores do leilão da folha de pagamento do instituto. A medida faz parte de um pacote de serviços que será oferecido pelas 14 instituições financeiras que ganharam a licitação de 26 lotes da folha. Os contratos foram assinados na segunda-feira. Os serviços valerão para as aposentadorias concedidas a partir de 1º de janeiro de 2015. A estimativa é de que 432 mil benefícios sejam liberados pela Previdência por mês no ano que vem.
Os bancos têm o prazo de seis meses, a contar de janeiro do próximo ano, para implementar a autenticação, que será independente da senha da conta e do cartão de recebimento dos benefícios.
“A partir dos dados enviados pelo banco, a Previdência Social cria identificação eletrônica do cidadão, dispensando a necessidade de ir a uma agência do INSS para diversos serviços”, explica Alan do Nascimento Santos, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do INSS.
O acordo com os bancos prevê outras novidades para o segurado, como a possibilidade de imprimir contracheque no terminal de auto atendimento. O documento será emitido gratuitamente, no mínimo, três vezes por mês, relativo aos últimos três meses.
O aposentado que recebe em conta corrente também terá acesso, por meio de internet banking, a consultas ao contracheque e à Declaração de Rendimentos para Imposto de Renda. Além disso, não haverá cobrança de qualquer tipo de tarifa bancária relativa para quem faz o saque via cartão magnético. Os bancos terão que fornecer, por meio eletrônico, o histórico de consignações e consulta de margem para crédito consignado.
Mais rapidez e segurança
A nova senha de identificação eletrônica dará acesso mais rápido e seguro a serviços prestados por meio dos canais remotos de atendimento da Previdência Social, como a Central 135 e a página www.previdencia.gov.br. De acordo com o INSS, o novo dispositivo evitará que o segurado vá ao posto do Previdência podendo resolver problemas e tirar dúvidas pelos meios alternativos.
Na avaliação do presidente do INSS, Lindolfo Sales, o novo serviço visa melhorar o atendimento à população em todo o país.
“A autenticação bancária previdenciária colocará mais serviços do instituto à disposição, com mais comodidade e segurança. Os novos contratos vão impulsionar a prestação de serviço de qualidade com segurança”, afirma Sales.