Por thiago.antunes

Rio - Quem está desempregado não tem do que reclamar no quesito oportunidade. Levantamento do DIA mostra que há 8.623 vagas temporárias abertas em 18 shoppings centers do Rio e Grande Rio. O interessado pode entregar seu o currículo diretamente nas lojas ou deixar no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) de cada um desses centros comerciais.

O cargo mais procurado é o de vendedor que tem um salário mensal médio de R$ 2 mil, mas que pode passar dos R$ 3 mil no mês de dezembro, com as comissões de venda. O período é favorável para o jovem que busca o primeiro emprego, já que a maioria das empresas não exigem experiência anterior.

Wagner Manhaes começou com vendedor temporário no Natal do ano passado e hoje é subgerente Divulgação

O Carioca Shopping, na Vila da Penha, é o que tem maior número de chances: 1,2 mil. Mais informações no site: www.cariocashopping.com.br. Outros quatro shoppings estão com mil vagas cada. São eles, Caxias Shopping (www.caxiasshopping.com.br), Norte Shopping, no Caxambi, (www.norteshopping.com.br), Boulevard São Gonçalo (www.boulevardsaogoncalo.com.br) e Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, (www.shoppingparklagos.com.br).

O TopShopping, em Nova Iguaçu, abriu 900 vagas. Currículos pelo e-mail faleconosco@topshopping.com.br. O Plaza Shopping, em Niterói, está com 500 postos (www.plazaniteroi.com.br) e o Center Shopping (Jacarepaguá) com 200 (pela fan page www.facebook.com/center.rio). No entanto, estes dois shoppings também estão com postos para início imediato. No Plaza são 50 e no Center, 90. No Shopping Tijuca há 550 oportunidades (www.shoppingtijuca.com).

O Ilha Plaza conta com mais de 60 vagas fixas para contratação imediata e cerca de 300 temporárias. Dentre as lojas que contratam estão: Casa&Vídeo, Hering, My Place, Só Socks, Di Santini, Leader, Renner, C&A, Via Mia, Aquamar e Taco. Os candidatos devem entregar o currículo diretamente nas lojas de interesse ou no SAC do shopping, que fica na Avenida Maestro Paulo e Silva 400, Ilha do Governador. O Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, conta hoje com mais de 80 oportunidades de emprego, para o Natal, mas esse número deve subir.

“O Natal é a principal data do varejo, por esse motivo boa parte das lojas do Via Parque já começou o processo de seleção de temporários. Caso o candidato se dedique e tenha habilidade para vendas, as chances de ser efetivado são grandes”, destaca a superintendente do empreendimento, Daniele Hornos. Mais informações em www.viaparqueshopping.com.br.

Wagner Manhaes, 24 anos, começou com vendedor temporário no Natal do ano passado e hoje é subgerente da loja Físico e Forma do Shopping Via Brasil, em Irajá. Na época, ele concorreu a uma vaga efetiva com três outros pretendentes. “Ciente que tinha chance, me esforcei ao máximo. Sempre cumpri horário e não me negava a arrumar o estoque quando necessário. Acredito ter sido escolhido pela minha dedicação”, conta.

Espírito de equipe e ser pró-ativo são pontos positivos para efetivação

Pró-atividade, boa comunicação oral e saber trabalhar em equipe estão entre os principais atributos avaliados em um candidato. Assim avalia Marília Carolina de Alencar, gerente de Recursos Humanos da Mercatto. A rede de lojas de moda feminina está com 230 vagas temporárias abertas para os cargos de vendedor, caixa, auxiliar de loja e estoquista. Dessas, aproximadamente, dez são para o NorteShopping. Ela informa que 30% do quadro contratado deve ser efetivado após o Natal.

“Quem mostrar ser extrovertido, relacionamento interpessoal e comprometimento tem chances de entrar para o quadro fixo da empresa após o período temporário”, relata a especialista, ressaltando que o candidato pode deixar o currículo nas lojas ou fazer o cadastro no site: www.mercatto.com.br.

A rede Megamatte está com oportunidades efetivas.São 130 vagas para os cargos de vendedor, auxiliar de loja e caixa (Ensino Médio completo) e para estoquista e auxiliar de logística, que pedem apenas o Ensino Fundamental completo. “Esse ano, a Megamatte já inaugurou nove unidades e até o fim do ano a expectativa é abrir mais 11 lojas”, ressalta Karla Souza, coordenadora de Recursos Humanos da marca.

Os interessados podem comparecer, munidos de currículo, na unidade da Megamatte localizada na Avenida Rio Branco 50, no Centro do Rio. Outra opção é enviar o currículo para o e-mail: curriculo@megamatte.com.br.

Chances para vendedores e caixas

A rede de lojas de roupa Wöllner tem 110 vagas para serem preenchidas, que serão divididas entre as unidades da marca. Há oportunidades para vendedor, estoquista, caixa e auxiliar de vendas. Os interessados devem ter Ensino Médio completo e, para os cargos de vendedor e estoquista, é preciso ter experiência. Para concorrer, basta enviar currículo para rh@wollner.com.br ou deixá-lo na loja.

A Sephora seleciona candidatos para os cargos de estoquista, caixa e vendedor. A marca pede Ensino Médio completo e experiência na função. A inscrição pode ser feita pelo site www.sephora.com.br ou enviar currículo para brazil.recursoshumanos@sephora.com.

Candidatos sem experiência em varejo podem concorrer às vagas de vendedor e estoquista da Aquamar. Os currículos devem ser encaminhados para rh@aquamar-rio.com.br. A Chifon também está com oportunidades para candidatos sem experiência. Há vagas para caixa, vendedora e estoquista. O requisito é ter Ensino Médio completo ou estar cursando. Para concorrer, é preciso enviar currículo para chifon@chifon.com.br ou deixá-lo na loja.

Locais

- São Gonçalo

O São Gonçalo Shopping está com 67 vagas. Destaque para a Di Santinni com 40 oportunidades para vendedores, caixas, operadores de loja e auxiliares de operações (21-2607-1213). Ri Happy, com 20 (21-3513-7212) e Mercatto (21-3513-7247) com quatro para vendedores, um estoquista, um caixa e um auxiliar de loja.

- Carioca 

No Carioca Shopping serão criadas 1.200 vagas temporárias este ano. A maioria não exige experiência. Loja South possui 30 para vendedores, caixa, estoquista e auxiliar de salão. Hering: 15 (vendedor, estoquista e apoio). Kayland: 8 (vendedor, estoquista e caixa). Físico & Forma: 6 (caixa e vendedores). Board Session: 5 (vendedores e caixa). Opção: 4 vendedores; e Zinzane: 3 vendedores (preferência por candidatos com experiência em vendas).

- Caxias

Já no Caxias Shopping são mil oportunidades este ano. WQS com 19 (vendedor e estoquista), OBorn - 8 (vendedor); Chifon – 5 (estoquista, caixa e vendedora); Zinzane – 5 (vendedor e caixa); Board Session – 5 (vendedor); Mercatto – 4 (vendedor e estoquista); Dimpus - 2 (vendedor).

- Bangu

Para o Bangu Shopping os currículos podem ser entregues nas lojas. My Place (2401-5434) com três vagas para vendedores; Andarella com quatro (3336-5829), e Tubbo sete (3468-6199).

- Via Parque

O shopping está com 80 vagas. Hering Store (21-2421-6769) sete para vendedores, uma para estoquista e duas para auxiliares. Na Aquamar (21-3034-1013) são cinco para vendedores. Para a Zinzane (21-2421-9040) são cinco para vendedores, duas para estoquistas e uma para caixa. A Taco (21-3418-2461) está recrutando 12 vendedores.

- McDonald's

A rede de McDonald’s localizado na Rua da Matriz 290, em São João do Meriti, está com 90 vagas para os períodos diurno, noturno e madrugada. Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou Ensino Técnico. Não é exigida experiência anterior e o início é imediato. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no restaurante do Via Brasil Shopping, na Rua Itapera 500, sendo que os candidatos devem comparecer com currículo, RG, foto 3x4 e Carteira de Trabalho.

Você pode gostar