O plano de negócios, embora seja o ponto de partida para um empreendimento, não pode ser estático. O documento precisa de constantes mudanças, sempre de acordo com o momento do empreendimento. Nos casos em que o plano não é atualizado, o fracasso é mais comum.
E se o que foi planejado não se concretizar? Esse é o momento de rever o que aconteceu de errado. Comece avaliando as suas próprias atitudes. Mas seja sempre realista e pense nos aspectos favoráveis e desfavoráveis. Identifique quais foram as causas que a impediram de executar suas metas.
Depois siga até o concorrente e veja o que ele faz de diferente. Aprender com o vizinho pode ser um bom recomeço para o negócio. Veja mais dicas abaixo.
PERGUNTA E RESPOSTA
“Quando criei uma loja de roupas, há cinco anos, fiz um plano de negócios profissional. Infelizmente não alcancei as minhas próprias metas. Seria momento para um novo plano de negócios?” >Luciana, Tijuca
Prezada Luciana, um novo plano de negócios não garante o sucesso do seu empreendimento. Na esfera empresarial, tudo se transforma e evolui e, geralmente, o primeiro a mudar é o mercado onde o negócio está inserido.
Lembre-se que empreender é superar obstáculos.Mas se você não acompanha estas evoluções, a empresa poderá enfrentar sérios problemas.
Desta forma, avalie o seu empreendimento com a finalidade de tornar o seu negócio mais eficiente e competitivo. Mas seja sempre realista e pense nos aspectos favoráveis e desfavoráveis. Identifique quais foram as causas que a impediram de executar suas metas.
Avalie fatores interno e externos, como: formação de estoque, seleção de fornecedores, preço de venda competitivo, localização estratégica, quem são seus clientes, a qualidade das mercadorias, entre outros.
Há também mais um ponto muito importante que é saber como anda a concorrência. Veja o que outras lojas oferecem de diferencial e o que você pode ofertar para se destacar e atrair a clientela da região. O concorrente pode ser um aliado para o seu próprio negócio.
Saiba que um plano de negócio é um documento vivo que o auxiliará a tomar decisões mais acertadas, mas que deve ser constantemente atualizado para ser útil na consecução de seus objetivos. Assim, procure adaptar seu planejamento à nova realidade para verificar se você está no caminho certo. Ele requer mudanças de acordo com o seu momento.
Caso tenha interesse, o Sebrae/RJ trabalha com consultorias, por meio das quais é possível fazer uma análise completa do seu negócio. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).
Boa sorte!
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ