Por bferreira

Rio - Muitos consumidores preferem comprar fora do país em razão dos preços mais baixos. Mas é preciso tomar cuidado com os custos adicionais, como impostos.

Em uma compra no exterior, paga-se pelo produto, pela postagem e pelo seguro, inclui-se o ICMS para produtos vindos do exterior, que o percentual varia de acordo com o estado.

Lembre-se, também, que pagando com o cartão de crédito, o valor a ser pago será calculado pelo câmbio do dia do pagamento da fatura, acrescidos do IOF do cartão, que hoje está em torno de 6,38%.

O ideal é fazer as contas e ver se realmente compensa, comparado com todos os detalhes que você terá que se preocupar.

Leia mais informações sobre compra no exterior.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho um conhecido que costuma ir para Miami. Como lá os eletrônicos são mais baratos, eu peço para ele comprar para mim. Mas acho que ele está me cobrando muito mais do que realmente custa. Quanto vale importar um produto nesse caso?”

Melissa, Realengo

Melissa, no seu caso, a importação simplificada de produtos, que não tem o cunho de revenda, seria a adequada. Essa modalidade é diferente da importação convencional, que é usada por empresas que importam com a intenção de revender a mercadoria .

Este tipo de importação tem um sistema bastante complexo e burocrático e só deve ser feito de preferência com a contratação de um despachante aduaneiro.

Para se fazer a importação de produtos simplificada, temos a principio três caminhos. O primeiro é o que chamamos de bagagem acompanhada, onde a própria pessoa, algum parente ou amigo, que esteja viajando para o exterior, traz o produto para você.

A outra é a importação usando como transporte os serviços do Correio, quando você compra o produto pela internet ou telefone em alguma loja no exterior e envia pelo Correio .

E ainda por empresa de encomenda expressa, que tem um modelo parecido com a do Correio, só que o envio é feito por uma companhia particular e com uma maneira diferente de tributação. O custo por estas empresas acabam ficando normalmente bem mais caro que a realizada pelo Correios.

A importação de bagagem acompanhada tem o limite de U$ 500 para viagens aéreas e de US$ 300 para as terrestres. Acima deste valor, o consumidor pagará 50% de imposto de importação sobre o valor que exceder o limite. As compras feitas pela internet têm sido melhores e cada dia mais seguras .

Mas lembre-se: toda importação de bens está sujeita a aplicação de normas regidas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS). Exceto nos casos de bebidas, fumo e produtos de tabacaria. E, neste caso havendo tributação ela será em torno 60% sobre o valor total dos bens.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar